Radar Cafôfo


Vaticinei há tempos que o eleitorado na Madeira ia dar maioritariamente o seu voto à Cláudia Monteiro de Aguiar em detrimento da Sara Cerdas, tudo num momento em que nada fazia prever um mau resultado para Cafôfo. Suportei essa ideia no facto da Sara Cerdas estava eleita, porque era fraca e má escolha com laivos de imposição. Ninguém a conhecia e confirmou-se na campanha a sua fraqueza e distância. Disse que valia a pena votar na Cláudia Monteiro de Aguiar porque estava no limbo e poderia não ser eleita, porque tinha experiência e ao contrário da sua (agora) colega, não ia fazer estágio para render anos mais tarde. Apesar de fugir às questões e fazer o carnaval eleitoral com os parvalhões do seu partido, sabe-se que ali há experiência e conhecimento, se vai usar bem é outra conversa. Alguns revoltaram-se com a minha opinião e venho agora usar essas credenciais, de ter acertado, para prognosticar as Regionais.

Meus amigos, é mais ou menos regra que mudar para a mesma coisa com outras moscas raramente acontece. Se não há alternativa, as pessoas pensam que é para Governar e mesmo sendo o PSD-M um poço de compadrios e arrogâncias não têm outro remédio no quadro da bipolarização. Ou têm? Vai dos hábitos e das mobilizações, compras e promessas que se fazem. É preciso contar que o eleitorado não é santo, tal como os jornalistas da Madeira. Aqui, o senhor Cafôfo perde. É uma nódoa e não tem máquina a altura, em vez de se preparar anda em Estados Gerais para promoverem Sousistas. Só tem charme para derramar pelas ruas?

Se atendermos que ainda existem partidos para fazer a vez do que estava previsto na cabeça do eleitorado, então o líder da oposição é bem provável que deixe de ser o senhor Cafôfo porque vai andar mais entretido a justificar e defender as suas escolhas ... em vez de fazer ruptura com o sistema maquiavélico instalado na Madeira. Esse que empobrece a população e faz dívida.

O senhor Cafôfo tem a garantia de ser o segundo mais votado, como primeiro está cada vez mais longe. Mas será que ainda faz uma de Costa e arranja uma coligação para roubar o PSD-M? Não sei não. O problema é que quem queria apostar no senhor Cafôfo para combater o sistema vai ter que descer mais um bocadinho e se instalar da JPP para baixo até ao BE ou um dos revoltados, talvez substituir a Coelha pelo raçudo Rafael Macedo. Uma garantia de partir a loiça toda com argumentos e documentos. O ruído que o PSD-M faz na bancada do parlamento não vai resultar com este senhor. Com jeito, logo a seguir pomos o Coelho na Assembleia da República para provarem também um bocadinho de insubordinação. Uma pessoa com a imagem que a Madeira tem.

O PSD-M vai ganhar as Regionais por culpa do Cafôfo mas será uma vitória amarga porque mesmo se juntando ao CDS, a esquerda mais radical vai subir muito e acho bem! Quem não ocupa os espaços os outros vêm buscar por usucapião. Quem governará a Madeira? Sem dúvida todos os lobbies que investiram muitos milhões nestas Regionais, esta é a hora do Jackpot. Paz à sua alma, à Madeira, à democracia e ao eleitorado que permite tudo isto sem alternativas. O voto radical vai entrar na moda mas longe dos populismos de outros sítios. Simplesmente porque estes garantem que não defraudam o voto dado pelos eleitores. Estamos fartos de ser enganados e não é sermos anjinhos mas por sabotagem e emboscada. E atenção, cuidado com o PNR que está de regresso, se arranjam alguém populista a dizer verdades ... convencerão. O povo está desejoso por alguém que brigue com isto tudo, só Cafôfo não enxerga.

Este prognóstico pode sair errado? Claro que sim, se désse um "vipe" no Cafôfo mas esse é mole e deixa-se ficar! Depois de perder vai ver que a derrota é-lhe ser atribuída por inteiro e os outros seguem a sua vida, ele também, como deputado ou professor mas da maneira como anda a Educação ... está quieto em deputado.

Façam um casamento gay com ele e o Sousa, assim um careca despachava a machiqueira que com jeito ainda vai para directora da RTP-M e passamos de Singapura a Anedota do Atlântico. Já estou farto de incompetentes, já não luto, dá-se tudo a eles para rebentarem de vez, depois logo se vê se há Fénix nas cinzas. Espero não ser pecado fazer uma leitura realista outra vez, é que anda tudo a sonhar com fracos jogadores e há muita rataria.