Em quem votar à Direita?



O chamado eleitor tradicionalmente de direita ficou confuso com a recente declaração de amor incondicional de Rui Barreto a Miguel Albuquerque. Com casamento marcado à vista, ficamos então todos a perceber que votar no CDS é o mesmo que votar no PSD. O que não caiu muito bem no eleitor do CDS é que a declaração só teve um sentido. Muitos eleitores do CDS consideram que o minimamente aceitável e honesto para o CDS seria estes dois partidos concorrerem à Assembleia Regional em coligação.

Como o PSD-Madeira nunca aceitaria concorrer em coligação, então a questão que se coloca ao tradicional eleitor de direita é: em quem votar à Direita?

Comecemos então pela Iniciativa Liberal do meu amigo Nuno Morna. Confesso que sou suspeito para recomendar o voto na Iniciativa Liberal, porque simpatizo pela forma e a audácia como se apresentam ao eleitorado. A Iniciativa Liberal pode parecer um partido insipido, isto é, é de direita mas pouco, mas tem a sua ideologia liberal perfeitamente definida entre o PSD e o CDS.

Outro partido que pode parecer ser, nem carne, nem peixe, mas que é tendencialmente de Direita, é o partido ALIANÇA, fundado pelo irreverente Santana Lopes, e representado na Madeira pelo Joaquim Sousa, o tal professor do Curral das Freiras perseguido pelo PSD, que se não for eleito para a Assembleia Regional corre o risco de ser o próximo preso político da Madeira.

E sem mais demoras chegamos ao CHEGA. Que tem um nome que parece ser um grito de revolta de esquerda de Maio de 68, mas é definitivamente um partido de direita. O CHEGA foi fundado pelo André Ventura, o tal comentador benfiquista do Correio da Manhã, que ficou conhecido por não gostar de ciganos. Na Madeira tem como representante Miguel Teixeira, descendente de Tristão Vaz Teixeira, isto é, verdade seja dita, um puro-sangue azul num partido de direita não é nada estranho.

Mais discretos na Direita ainda restam o PLD – Partido Liberal Democrata, o PPM- Partido Popular Monárquico, o PNR-Partido Nacional Renovador e o PPV/CDC – Partido Cidadania e Democracia Cristã.

E para concluir, Partidos de Esquerda existem muitos em Portugal, mas as alternativas de Direita são muito poucas, pelo que cabe ao eleitor de Direita decidir em consciência aquele que mais defende e se mantem fiel às suas ideologias.

"As nossas prostitutas são as mais cultas do mundo"

Fidel Castro