Análise das eleições ao Parlamento Europeu


Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 17:22
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.

Esta é a minha opinião, mas é a opinião de quem já viveu muito e ainda por cima é grátis. Em primeiro lugar, o povo da Madeira e Porto Santo demonstrou maturidade na hora de votar. Então o que se passou este fim de semana?

O PSD ganhou as eleições e ganhou um novo fôlego, o último para fazer bem até setembro. Aconselho vivamente ao PSD a fazer as coisas certinhas nas próximas eleições e a cumprir com elevação o que se pede. Que não voltem a deixar cartazes espalhados pela cidade. Só por essa mereciam que as pessoas tivessem votado noutros partidos. Nunca nos meus 60 anos de vida votei no PSD e ontem também não o fiz. Não gosto de algumas pessoas que lá andam. O PSD deve pensar bem e deve trocar 2 dos seus deputados. O Dr João Paulo Marques e o Dr Carlos Rodrigues. Não dignificam em nada a Assembleia, bem pelo contrário.

Estas eleições serviram para dar um sério aviso ao PS e ao partido de Paulo Cafôfo. Paulo Cafôfo tem de sair da toca, ser mais humilde e deixar-se de patetices. Cheira-me que se se mantiver como até agora, a derrota será pior em setembro. Que fique claro que eu não simpatizo com o Dr Paulo Cafôfo. O povo não esquece os traidores e Paulo Cafôfo traiu os funchalenses. Continua a trair quando vai passear a Jersey e não aparece para trabalhar, mas recebe um salário para fazer de conta. Há muito tempo que o Dr Cafôfo anda a fazer de conta. Mais, qualquer tentativa patética dos seus acólitos, em fazer queixinhas aqui e ali será rechaçada pelo povo. Será que não percebem que não é assim que lá chegam? Mais um conselho grátis: a sua imagem já cansa. Ninguém quer saber se o Dr Cafôfo vota de mota ou de trotinete. Contenha-se.

O JPP não foi a eleições e foi a melhor decisão, temo que iria levar uma grande cabazada se levasse alguém pouco conhecido. As projeções apontam para 3 deputados nas regionais. O JPP terá de encontrar uma forma de crescer ou manter o eleitorado de 2015. Não será fácil.

O Bloco de Esquerda foi a grande surpresa da noite eleitoral. Marisa Matias é simpática, humilde e cativa os portugueses e madeirenses com a sua forma de ser honesta e transparente. É a minha opinião. Não vejo, no entanto, o Bloco a crescer na Madeira ou sequer a manter a mesma votação das europeias. Pode ser que esteja errado, mas o Paulino não convence. Também reparo que Paulino Ascensão está mais contido em relação ao PS…já a pensar na coligação de setembro?

Do CDS não tenho nada a dizer. É mau de mais! José Manuel Rodrigues não sabe quando sair? Querem colinho em setembro? A CDU terá de demarcar-se de Maduro. Não cresce mais e até poderá desaparecer já em setembro, juntamente com o PTP.

O Nós, Cidadãos não cresceu nestas eleições ao contrário do que era esperado, mas também ninguém os viu. Estratégia? Se for esse o caso, é contra toda a lógica das estratégias.

A Aliança foi um dos derrotados da noite. Apesar de ser a primeira vez em eleições, os objetivos foram demasiado elevados, sem noção. Devem continuar a trabalhar, parece-me um grupo simpático. Terão de se projetar melhor. Aproveitar a fama do professor Joaquim não é suficiente.

Iniciativa Liberal. Gosto do grupo e divertem-me e até percebem algumas coisas. Há algo que apreciei em Nuno Morna e que foi a sua honestidade, quando se afastou e deixou de escrever as crónicas no Diário de Notícias pois era candidato às europeias. Outros no seu lugar aproveitariam a ocasião para se projetarem.

E a grande surpresa da noite surge com o PAN. A minha neta de 14 anos dizia-me; “quando eu votar, voto no PAN, lles querem saber de nós, querem saber do planeta e irão educar as pessoas a não comer carne todos os dias.” Nenhum partido chega aos jovens como o PAN e eles, PAN, sabem disso.

Os restantes partidos, que me perdoem, mas não creio que lá cheguem. O Dr Rafael Macedo já começa até a dizer mal do Dr Garcia Pereira, só porque o Dr Garcia Pereira tem uma opinião convicta e não embarca em populismos? O Dr Rafael e o Edgar Silva irão levar como bandeira para as eleições a Saúde? A saúde na Madeira não está bem, mas não está do jeito que Rafael Macedo pintou na entrevista à TVI. Temos grandes profissionais, médicos e enfermeiros que prestam um serviço de excelência. Há grandes lacunas é verdade. Devem retratar-se. Fogo-fátuo? Temo que sim.

Agradeço antecipadamente ao Correio da Madeira, caso tenha vontade em publicar o meu texto.