K Saúde fugido do Fénix

Ampliar
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 06:42
Texto e título do autor. Ilustração do CM.

Short-cuts na Saúde

Pedro Ramos tem demonstrado cada vez mais incómodo e perturbação face aos resultados da sua governação na Saúde:

Promete luta contra a percentagem de idiotas nas redes sociais. Perseguir, prender, fuzilar, humilhar, despedir ... É favor esclarecer porque estamos cheios de medo. Pedro Ramos faz apologia do sistema privado, começaram as parcerias com o novo hospital privado que o próprio afirma serem para alargar. Aqui está: “A entrada de outra vertente, a privada, que irá contribuir para a estabilização do SRS” e “temos condições para continuar a desenvolver este processo”. 

Já se tinha denunciado este intento mas fica a confirmação. O sistema público está a agonizar. Os cuidados prestados ao melhor sistema de saúde pública são ... paliativos.

Quem diria que quando se falava tanto no novo Hospital, era o novo Hospital dos ricos. Para Pedro Ramos, o que é cubano é bom. Cada vez mais médicos que não pertencem aos quadros do SESARAM (vêm do continente dar uma perninha) são contratados para prestar serviços, são os tarefeiros. Estes representam um brutal custo para o erário público, com viagens de avião, de táxi do aeroporto para o Funchal e vice versa, alojamento em hotéis, custo de trabalho por hora muito superior aos médicos residentes, é uma alegria. Estas desigualdades obviamente contribuem para o mau ambiente de desânimo dos médicos locais. Seria muito interessante e transparente apurar a lista destas prestações tarefeiras e o seu custo (ortopedia, cirurgia vascular, pediatria, anestesiologia, a novel medicina nuclear, neuro cirurgia ... ).

Médicos do quadro queixam se de não serem pagos por trabalho extraordinário que vêm a prestar há vários meses. Ameaçam com suspensão destas atividades. Pedro Ramos criou um ambiente de trabalho perverso. Para além das faltas de material e manutenção do equipamento obsoleto, desigualdades gritantes entre médicos que prestam os mesmos serviços, condições físicas e ambientais tóxicas, porca limpeza e higiene das enfermarias, sanitários deficientes...

Sim, já sabemos que o que interessa é o papel higiénico e o diálogo. Pedro Ramos falhou tremendamente nos Recursos Humanos não deixando o pequeno Dória sentadinho no serviço de pseudo qualidade do SESARAM. Arrancou-lhe a bandeira de PSD da mão e ofereceu-lhe a de mártir.

O PS pouco atento, aceitou este pónei de Tróia. Depois não se queixem. Temos muito medo de trabalhar ... e de adoecer ... e de criticar.. Mas prometemos mais short-cuts.



Bem vindo caro K, o CM agradece.