As Orgias do Regime


O caso ficou conhecido por Galpgate e obrigou três Secretários de Estado socialistas, Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira a se demitirem do Governo de António Costa. O hediondo crime destes ilustres socialistas foi terem aceite uns convites da Galp para assistir a jogos no Euro 2016.

A verdade é que na política não é preciso parecer sério, é preciso sê-lo, e de boas intenções está o inferno cheio. Se a lei proíbe os detentores de cargos políticos de aceitarem ofertas superiores a um determinado valor, a única opção dos políticos é cumprir a lei, ou então mudá-la, como já se sussurra nos corredores da Assembleia da Republica.

E tudo isto a propósito do facto de centenas de fotos dum tal jetset madeirense terem sido postas a circular à surdina na internet, o que, antevê uma campanha política interessante nos próximos meses.

E antes de tudo, a questão imediata que se coloca é se o direito à privacidade, e à defesa do bom nome sobrepõe-se ao Interesse Publico? A jurisprudência diz-nos peremptoriamente que não! Portanto, continuemos!

De qualquer modo, e apenas por decência jornalística, protegemos identidade dos protagonistas da foto com umas faixas negras. O objetivo deste texto não é expor pessoas, mas demonstrar o quão pérfido podem ser as relações entre a política e as empresas, e tentar descobrir onde começam os interesses dos empresários e terminam os dos políticos.

Na verdade as fotos são um exemplo de decadência empresarial e política com a exuberância de um almoço pornográfico de lagosta enquanto o povo anónimo come milho cozido, molhado em vinagre e azeite. Que fique desde já claro que se cada um tivesse pago a lagosta do seu bolso, a conversa sobre o saboroso marisco acabava já aqui.

Na verdade esta gente vive das borlas e é por isso que muitas das fotos mostram alguns Diretores Regionais, Gestores Públicos, Gestores Bancários, e empresários do Regime, no bem bom, em viagens e festas, diretamente ou indiretamente, pagas por dinheiros públicos. E veja-se lá que, entre festas com bolinha vermelha, comeu-se lagosta? Haja decoro e bom senso!

E o melhor de tudo é que nesta lista caquética não podia faltar o tal empresário condenado a quatro anos de pena efetiva e o Diretor do tal Banco falido que é arguido num processo de branqueamento de capitais, todos sorridentes, e de braço dado, com reconhecidos e imaculados políticos.

Tudo gente fina!

"Em política, o que parece é"

Francisco Sá Carneiro