Mercearia da Inclusão

Foto DN Online
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 30 de Maio de 2019 11:26
Texto enviado pelo autor. Título e ilustração CM

Fiquei surpreso ao ler hoje que a Secretária Regional da Inclusão inaugurou mais uma mercearia para os pobrezinhos. É uma satisfação ver que os pobrezinhos já não irão de mão estendida pedir comida às instituições. Parece que nestas mercearias ganham uns créditos, que podem trocar por comida.

Eu não quero de forma alguma dizer que está mal, que não concordo com a mercearia, mas é preciso mais. Nestas mercearias o que eu mais queria ver era o seguinte: Imagine-se que o sr José tem um bocadinho de terreno que lhe permite plantar 20 alfaces. O Sr José poderia e deveria de ter oportunidade de levar as suas alfaces à mercearia e trocar com o Sr João, que planta feijão ou batatas por algumas destas alfaces. Também o Sr Manuel que é um perito em trabalhos manuais deveria de ter oportunidade de trocar os seus serviços pelos serviços do Sr António, um exímio pintor. E a senhora dona Celeste que outrora trabalhou num cabeleireiro na cidade, mas teve de vir para casa tratar do Sr Jorge que ficou doente e não consegue trabalhar? Será que alguém consegue disponibilizar umas tintas e uma tesoura para a senhora dona Celeste trate do cabelo da Srª Teresa que é costureira? Num espacinho da mercearia ou num anexo, será que não se pode antecipadamente pensar numa área para uma cadeirinha onde a D. Celeste atenderia as senhoras que querem cuidar da aparência e mais tarde e dependendo das marcações, o Sr Alberto o barbeiro, cuidava da aparência dos senhores.

Nem sabem o bem que faziam. Estou muito atento a algumas instituições que existem cá na Madeira. Algumas fazem sentido existir pois promovem a inclusão, devolvem alguma esperança às pessoas, são mais humanos e chamam todos a participar, já outras servem só para mamar dinheiro ao erário público. Não há uma alma que perceba corno de como se deve ajudar os “pobrezinhos”. São todos tão pobrezinhos de espírito e limitados que não conseguem encontrar uma ideia melhor, de forma a darem um pouco mais de dignidade às pessoas? Há tanta coisa que poderá feita, haja vontade. A dignidade rima com solidariedade, não com caridadezinha. Toda a gente tem um dom!

P.S. O Anjo não tem cor política, bem podem estrebuchar. Vai tudo a eito!