Sondagem DN: PS por ali acima, PSD por ali abaixo

Sondagem do DN Madeira na edição desta sexta-feira.
Hoje é o último dia de campanha eleitoral e da possibilidade para apresentar uma sondagem sobre as Eleições Europeias que acontecem este Domingo em Portugal. Um conjunto de órgãos de comunicação social juntaram-se para produzir uma sondagem que esperamos ser a mais fiel possível da realidade que vai acontecer Domingo.

Mais do que o resultado, 7 eleitos para o PSD não está mal pelo que se tem visto nas últimas sondagens, o que faz impressão é que o grandioso PSD ainda não chegou aos alicerces, é preciso estudar mas, à primeira vista, o PSD está a perder a fidelidade de muitos militantes e simpatizantes de sempre.

Adenda à Sondagem do DN Madeira na edição desta sexta-feira.
Por cá, Domingo e na ressaca, poderemos confirmar que o Congresso Regional PSD-M, dito de união, não resolveu absolutamente nada até porque ficaram os mesmos. O PSD-M, por esta altura, tem a certeza do que aconteceu nas Autárquicas e uma tendência clara de descalabro porque várias sondagens prevêem a mesma situação, descida no seu número de votos.

Domingo à noite conta o valor nominal de ver a Cláudia Monteiro de Aguiar a renovar o mandato no Parlamento Europeu mas também do valor real dos votos depois do péssimo resultado das Autárquicas. Conta verificar se o PSD-M vale mais ou menos do que o PSD nacional, porque a candidata pode ser eleita à custa do desempenho nacional mas o resultado regional ser mau e perspectivar derrota nas Regionais. É que o PSD-M na Região não tem parado de descer, vagarosa mas constantemente, nas sondagens. Os mais renitentes em mudar o seu voto habitual estão a ceder às evidências do dia-a-dia.

Esta sondagem é a menos mal para o PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar é eleita, se o método de Hondt atraiçoar e endereçar mais eleitos aos pequenos partidos (como indica outra sondagem) e não for eleita, acompanhada por um mau resultado nos votos, Domingo será dia de facas longas na sede do PSD-M porque praticamente nada foi alterado do contexto das Autárquicas e os mesmos generais da Renovação prestam mau valor acrescentado às candidaturas que se vão apresentando. O problema está no descrédito da Renovação.

Um segundo mau resultado consecutivo, determinará claramente que não há duas sem três e o eleitorado vai despachar o PSD-M para a oposição nas Regionais. Miguel Albuquerque pode não chegar como candidato às Eleições Regionais mas ninguém está credível para avançar no PSD-M. O partido de Albuquerque está com a militância desfeita, sob efeito das internas e a ostracização de milhares de militantes estão a fazer falta e a determinar a derrota e a falta de mobilização. Estão claramente a votar contra o PSD-M. A Renovação trocou uma máquina oleada carente de um bom líder por um aparelho barato chinês.

Umas eleições com elevada taxa de abstenção podem afinal se apresentar como crucial para a vida do PSD-M nos próximos meses. Bom mesmo é que vá votar, pela Europa e pela definição da situação Regional. O seu voto pode ser para a Europa mas pode provocar grandes mudanças no PSD-M.

Comentário sobre as outras sondagens no DN Madeira na edição desta sexta-feira.
Ainda assim ficam estas citações, não vá o diabo tecê-las:

Os homens são animais muito estranhos: uma mistura do nervosismo de um cavalo, da teimosia de uma mula e da malícia de um camelo.
Aldus Huxly 
A força de vontade dos fracos chama-se teimosia.
Marie Eschenbach
É mais por orgulho do que por falta de luzes que nos opomos com tanta teimosia às opiniões mais correntes; como os primeiros lugares no bom partido já estão ocupados, também não queremos os últimos.
François La Rochefoucauld