Moções do XVII Congresso do PSD-Madeira


O CM publica em primeira mão, as moções do XVII congresso do PSD-Madeira do próximo fim-de-semana. Se é militante e ainda não recebeu nada não estranhe, os serviços do CM são bem melhores, vamos para 4 anos e nem ferry, nem portos, ... nas moções não ia ser diferente.

Como se sabe, o mais importante nas moções dos congressos partidários são os nomes. Para uma moção vencedora é imprescindível um nome pomposo e inteligível para entusiasmar os congressistas, porque, sinceramente, os conteúdos nem interessam porque são todos iguais.

É normal ver-se nos Congressos partidários moções com nomes tão espetaculares como profundos. Os nomes vão desde o “Todos Colados ao Chefe”, “PSD/PPD, o Partido das Setas”, e ou, outros com nomes mais radicais como “Por um Clitóris de Futuro”.

O CM sabe que Pedro Calado irá apresentar a sua moção “Um pequeno passo para o Homem, uma grande tusa pela Tânia”, onde irá explanar toda a sua estratégia de futuro para um partido unido com o tecido empresarial madeirense.

A JSD, através do seu presidente, o irreverente Bruno Melim, apresentará uma moção sui generis e brilhante intitulada “PSD escreve-se agora com Cê cedilha” onde divagará sobre a problemática do novo acordo ortográfico para jovens assim como sobre o combate à droga, ao nudismo, aos transsexuais e ao analfabetismo.

Por seu lado, o Dr. Carlos Rodrigues, conhecido no meio político como Carlos o Chacal, apresentará a sua moção “Rasgo-te toda querida!”, que visa abordar as contradições da democracia e da violência doméstica. Cunha e Silva já veio a público se demarcar de Carlos Rodrigues por não concordar com a abordagem sexista e violenta, pelo que já se advinha cenas de pancadaria e batatada entre os dois. Um aliciante para não pegar no sono,

O advogado João Paulo Marques utilizará as novas tecnologias do seu telemóvel Iphone para divulgar por Bluetooth a sua moção “Ri-te, Ri-te, mas quando souberes que a Vaselina tem areia vais chorar!”. Segundo o novel deputado, trata-se de um documento muito profundo e crítico sobre o seu modo austero de fazer política.

A Socióloga Rubina Leal, irá apresentar a sua moção “Menage à Trois - uma equipa para vencer!”, pelo pouco que se soube, trata-se de um documento de 69 páginas muito esquemático com imagens e fotos de relações complexas que visa munir o partido de um espaço de ocorrências.

Paulo Neves já retirou a sua moção “Viagens Interstelares subsidiadas”, por não ter tido tempo de terminar a primeira página, mas fez saber que apoiará a moção que ganhar.

A moção mais esperada será, sem dúvida, a de Manuel António, que se denominará “Como atravessar o Deserto Calado”, segundo foi-nos dado a conhecer, é uma moção sumária de 352 páginas, com quatro anexos, dois cronogramas e táticas de guerrilha urbana para o PSD sobreviver à hecatombe que se advinha.

E por fim, com grande expectativa e ansiedade, a moção de Miguel Albuquerque, que se intitula “A culpa é do PCP, BE e do PS, que votaram contra tudo”. Miguel Albuquerque pretende demonstrar aos Congressistas que, se não fosse a oposição, o Governo tinha cumprido todas as promessas que fez e ainda as que não fez.

Como já nos foi dado a perceber, com todas estas moções espera-se um Congresso dinâmico e profícuo, como sempre foram os Congressos do PSD, leve o Gameboy.
Capa da JS para dar ideias ao Bruno Melim