O Miguelito


Nunca mais me esqueço daquela tarde de agosto de 2016, em que numa conferência de imprensa, um jornalista faz uma pergunta sob o facto do Presidente do Governo Regional ter dito que o incêndio estava controlado e que afinal o Funchal estava em chamas.

O Miguelito irritou-se com a pergunta, e numa atitude de menino mimado e de birra tentou-se justificar. Ficou mal na fotografia, e por alguns minutos fechei os olhos e senti a mesma vergonha de quando o Alberto João, no fim da sua carreira politica, e já com indícios de senilidade, mandava aquelas bacoradas que nos envergonhava a todos.

Por sorte, ao seu lado estava António Costa, que vendo que a coisa podia descambar deitou água na fervura e, com muita inteligência política, salvou o seu opositor político de se esbardalhar ainda mais, e o Miguelito só tem de lhe agradecer.

Aliviado, dei comigo a pensar. Foi neste pequeno que votei? Afinal o rapazinho que criticava as atitudes políticas de Jardim era pior que ele? Afinal o inimigo sempre esteve em Lisboa como Jardim dizia? Afinal somos mesmo uma raça superior e inteligente?

Afinal a única alternativa politica que temos para negociar com Lisboa é chamar-lhes nomes? Afinal a culpa da mobilidade é de Lisboa? O Ferry é culpa de Lisboa? A saúde é culpa de Lisboa? O desemprego é culpa de Lisboa? O CINM é culpa de Lisboa?

Não caros amigos, a culpa é dos meninos mimados que temos neste Governo, que não devem muito à inteligência, e que preferem perder tempo em vingançazitas pessoais, em vez de trabalhar em prol duma população cada vez mais pobre e com menos recursos.

Infelizmente, cada um tem o presidente que merece, por isso a cada um de nós cabe a responsabilidade de votar e mudar, e não interessa se é mudar para melhor ou para pior, mas mudar.

Pelo menos que venha alguém mais crescido e adulto, seja ele quem for!

"Os grandes erram sempre ao brincar com os seus inferiores. A brincadeira é um jogo, e um jogo pressupõe igualdade."

Balzac