Mentiras, mentiras, mentiras ... Saúde

Sou "técnico de saúde" e em breve vou para Inglaterra, parece que estou em contra-ciclo mas vou tentar por conselho de uma amigo de profissão que já emigrou. 3 pontos me convenceram:
  • Bom vencimento e perspectiva de progressão rápida na carreira.
  • Condições de trabalho e respeito
  • Ausência de politiquices na política de Saúde.
Porquê arriscar quando estou no quadro, o que comparativamente com outros é um luxo? Eu já não espero nada da Saúde da Madeira para me sentir satisfeito a trabalhar. Espero só mau clima de trabalho, burnout, falta de material e medicamentos, avarias, desorganização, mentiras, listas de espera, falta de higiene, cada vez mais anormais a gerir, falta de aposta do Governo Regional.


Falta-me um pouco mais de um mês para partir, portanto, ainda não tive a minha experiência, aguardo com expectativa que os conselhos do meu amigo se concretizem mas, por estes dias só vejo as coisas a piorar por aqui.

Não há dinheiro na Saúde meus amigos e o que se sabe cá dentro já saiu de forma ténue para os jornais, está pior. Isto depois de umas eleições de promessas. Por cada notícia que confirma o que todos sentem a situação piora. Os fornecedores estão a retrair-se porque não sabem o que os espera. Até das obras. Parece caricato mas sim, falhar a prestação de serviços, análises e exames, medicamentos, elevadores, etc, é normal e teria lógica mas, o que se falha é mesmo péssimo indicador são ... a paragem de projectos de obras ou obras. caricato mas verdade.

Quando se lê pendentes num jornal, relativamente à Saúde na Madeira, quem lê deve perceber que antes não havia condições e os bens e serviços estavam atrasados e que agora nem perspectiva de receber se temos. Agora pensem nas doenças, algumas não esperam, não vão a concurso, não fazem política, não se troca de medicamentos e dá na mesma.

Dizer que se oferece mais dinheiro a profissionais para trabalhar nestas condições vale zero. Falar de um hospital para daqui a 5 ou mais anos serve zero. Tanto que me vou embora. Os problemas que se sentem agora vão se sentir sob quaisquer condições físicas, é falta de financiamento, valorização dos quadros clínicos, é gestão. Entrou nova administração do SESARAM e nenhum laivo de entusiasmo me dá quando Pedro Calado não tem 2 milhões para a Saúde mas, almoça no Madeirense com o seu patrão do betão e ladrão das pedras, financia todo tipo de amigos e coisas da política.

Oxalá que não se apanhem num imprevisto e que tenham que vir para umas urgências não reabilitadas somando todas as faltas médicas e medicamentosas no seu caso, já agora, que tenham de subir pelo seu pé as escadas com o elevador avariado. Nem sempre as consultas em Lisboa resolvem. Porque vão todos se consultar a Lisboa? Não acreditam nos médicos ou nas condições? Tristeza, e a política é vossa! E sou eu que tenho que ficar? Adeus!


Porque é que o CDS na negociação da coligação não pediu uma vice-presidência com a Saúde e os Assuntos Sociais? Não querem responsabilidades? Só o vencimento? Porque é que o CDS não fez a diferença e deixou uma vice-presidência do betão e assumia ele o social e Saúde? Para depois dar aquele triste espectáculo do deputado que meteu o rabo entre as pernas, fugindo da comissão parlamentar de Saúde e desdizendo tudo o que afirmou durante anos? Política a mais, Saúde a menos.

Termino com o panfleto do PSD que guardei, nada mais tenho a dizer. Obrigado pela vossa atenção.


Enviado por Denúncia Anónima 
Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019 10:23
Texto, título e todas as imagens enviadas pelo Autor.