Turismo ... e depois?

Link da Notícia
A Madeira foi eleita o "Melhor Destino Insular do Mundo" em 2015, 2016, 2017 e 2018 pelos World Travel Awards. Em 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019 ganhou o prémio de "Melhor Destino Insular na Europa" (Europe's Leading Island Destination). E depois? No que reverte isso para o nosso turismo? Temos o Ronaldo a dar notoriedade, e depois? Porque cai o Turismo na Madeira? Ai que é pelo Brexit. Mentira outros destinos crescem com o mercado inglês, veja-se outros destinos nacionais. Ah que é por causa da falência de companhias aéreas. Mentira os outros resolvem porque actuam logo, veja-se as Canárias. É por causa da inoperacionalidade. Mentira, se houver uma protecção ao negócio as companhias não desistem, se for à falência ataca-se logo como as Canárias com a Jet2 para a Thomas Cook. É evidente que se passamos muito tempo na inércia ninguém fica à nossa espera. Eles resolvem e nos ficamos na cepa torta. O que somos ou temos é um Governo incompetente

Não existe um verdadeiro plano de contingência. Existe uma ténue intenção onde ninguém quer ter despesa para defender o destino. Nem o governo, guarde-se para obras! A culpa é da ANAC, mentira, ela zela pela segurança, não dão jeitos na lei e na orgânica como o Governo Regional. Decidir mal na ANAC pode significar mortes.

Então somos os melhores do mundo com um povo superior e os outros sem títulos nem VIPs, como o Ronaldo, dão-nos baile? O que fica? Os governantes! A Madeira concorre para a mesma categoria com Canárias, Baleares, Sardenha, Malta, Chipre, entre outros, todos estão melhores do que nós. Também têm os seus problemas com o mercado, em parte os mesmos que nós e outras vicissitudes mas actuam, trabalham. O que faz o nosso turismo, essa gente toda técnica especialista com chorudos vencimentos que andam a passear e a fazer boa vida? Os do Turismo e dos Transportes!

Sou profissional na área do turismo e esta semana vi com apreensão o Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) aqui no Funchal. Eu acho que quase todos vão lá marcar o ponto na sua perspectiva mas não no interesse do Turismo e suas necessidades, explico.

Tudo começa peço empecilho mental. É feio vir à casa dos outros e dizer todas as verdades porque partilham o momento com governantes que não estiveram a altura do momento. Para ser útil seria necessário atingir essa gente mas ninguém tem coragem. Esteve um que criou problemas, veio outra incompetente que foi um desastre (tempo perdido) e regressou o primeiro asneirão que vem provar que não fez nada de errado no passado com o "está certo" neste segundo. Não vai mudar, vai se justificar e insistir nos erros para limpar a imagem inicial.

Há coisa que nem é preciso explicar. Nas entradas de turistas, no nosso país, todos crescem menos a Madeira. Tal como noutras matérias somos sempre um caso muito especial (assim se explica tanta incompetência e compadrio) e depois a culpa é dos outros.

Depois das eleições estamos sem ferry, deixou-se de falar da Ryanair, há mais companhias a dar sinal de que vão desaparecer do destino Madeira. Na reunião da APAVT dourou-se a pílula. A Condor está pelo mesmo caminho das outras que acabaram por fechar mas ninguém quer validar a situação para agir, todos aguardam para ver e fazem desejos, como se isso fosse gestão e bons conselhos! De que servem slots se não voarem?

A Condor precisou de dinheiro do estado alemão para se manter, nenhum banco emprestou, nenhuma companhia socorreu, nenhum fundo investiu/ comprou. Para que esse dinheiro seja legal deve devolver no prazo de 6 meses porque é encarado como auxílio a despesas de funcionamento mas, para obtê-lo, a companhia dá por garantia alguns aviões, naturalmente os melhores. Se nestes seis meses que caem no Inverno (menos movimentos) precisarem de vender aviões para realizar capital, só podem vender os que não foram dados como garantia, logo serão mais e os menos valorizados, o rombo nos lugares disponíveis é maior. Se a Fosun reaparecer, qual abutre, a ideia nunca é para recuperar mas para realizar dinheiro fácil e destruir.

Por outro lado, para onde caminhamos? Quem manda no nosso turismo? O homem do betão que cria ultra-mega-aberrantes-hotéis próprios de destinos de massa quando não temos essas características? Com a crise no turismo, ele não estará a ordenar a morte da hotelaria tradicional madeirense, de quintas e tudo cozi para mais uma vez ser, de novo, monopolista com preços baixos para encher o luxo mamute?

Isto está tudo errado. Eu não sou um guru, tenho é a experiência da realidade do meu dia a dia. A Madeira precisa de garantir rendimento às companhias, senão até mesmo sem falência partirão deste destino e isso não vou explicar, os tachistas que trabalhem.

Enviado por Denúncia Anónima 
Sábado, 16 de Novembro de 2019 14:23
Todos os elementos enviados pelo autor.