É preciso uma política e uma estratégia de ataque aos ratos


Não me levem por favor isto gozo à conta da situação política regional porque é um assunto sério.

Quem está atento sabe que a população de ratos no Funchal está a crescer sem uma atenção suplementar para o caso. De outras paragens, temos ouvido notícias sobre pragas de ratos, mesmo em cidades ex-libris como Paris e Nova Iorque.

O que se passa é que as alterações climáticas têm mão nisto. Temos assistido, até ao momento, a um Inverno seco no Funchal e isso ajuda a que haja uma maior sobrevivência dos roedores. As ribeiras são autênticos viveiros e a falta de água no leito permite mais tempo de reprodução com sucesso à espécie. Não só aprova mais e maiores ninhadas como estão maiores e mais pesados.

É preciso não esquecer que o Funchal está cheio de prédios devolutos, temos ruas com extensos espaços nestas condições e que, muitas vezes, se limitam a colocar blocos nas portas e paredes para ninguém entrar e depois são esquecidos. Em menos quantidade mas, também uma situação a registar, é o facto de quanto mais se foge do Funchal (centro) pelos preços que se praticam nos espaços (razões económico-financeiras) mais prédios ficam ao abandono.

As falhas na recolha do lixo ou permanência deste durante muito tempo na rua é um factor adicional para criar as condições ideais para a propagação e crescimento dos roedores. As áreas ardidas são outro foco a ter em conta, há episódios relatados desde o continente que mostram o aumento da população de roedores à conta desta situação.

De tudo o que se possa apontar, julgo que o maior contributo vem sem dúvida das alterações climáticas que criam novas condições a determinadas espécies. É preciso estar atento e actuar para que não tenhamos doenças do passado.

Distribuir raticida "eleitoral" deve ter um acompanhamento para que a quantidade seja aplicada e de forma eficaz.

Não estranhar se, de repente e após chuvadas mais severas, emerja das entranhas da cidade toda a colónia escondida pelo bom tempo e de tal modo corpulenta que não caberão nas ratoeiras.

Agradeço a publicação.

Enviado por Denúncia Anónima 
Domingo, 17 de Novembro de 2019 23:17
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.