Aumentem as coimas que a máfia passa

Link da Notícia
Sou adepto de coimas muito mais elevadas para casos em que ninguém pode ter um azar, um galo, um infortúnio, coisas de sina. Percebem? Se um indivíduo prevarica constantemente é que o faz consciente porque o benefício é superior ao castigo. Por exemplo, este ano as luzes de Natal foram para terreno mais cedo porque a Secretária quer prevaricar, anular qualquer sentença por imperativos de datas fixas. Assim, ganha quem monta, mesmo que o concurso não tenha sido limpo. Vale a pena ser condenado, até porque é a Secretaria que arca com as consequências, e não poderia deixar de ser de outra maneira mas isto diz o grau de "ordem exterior" a que obedecem.

O Madeira Tecnopólo é um laxismo financeiro tremendo, anos e anos a arrastar contas duvidosas e o valor já astronómico para a bolsa de uma Secretaria vai sendo atirado para o futuro. Hoje leio no Funchal Notícias uma condenação do Tribunal de Contas com uma coima de 1.275€, ridículo mas pronto há condenação e se calhar alguém herda o que vem de trás.

Vamos lá ver uma coisa, se as coimas forem maiores e a incidir sobre os titulares dos cargos vão surgir várias situações. Primeiro não vai ser qualquer incompetente ou lambe-botas que vai abanar a cabeça às ordens superiores que mandam prevaricar. Depois, se está lá vê-se confrontado com um dilema, de um lado ficar entalado com a máfia no bom sentido, do outro pagar a coima elevada e ficar à perna com a Justiça. Não pode ser meio ordenado ou valer a pena prevaricar para ganhar luvas. É preciso entalar o exercício de funções para cumprir com rigor e à luz da lei, não dos políticos vendidos ou dos seus donos do poder económico.

Se isto não acontecer assim, quem verdadeiramente paga as favas com o cabedal são os empresários decentes, sem jogos de poder, que ao não receberem vão à falência, para depois verem-se na miséria sem ninguém a olhar por eles mas a ver estes marmanjos dos tachos sempre protegidos a passar de bólide.

Sentença do Tribunal de Contas:


Enviado por Denúncia Anónima 
Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019 10:49
Texto, título e links enviados pelo autor.