A Revolução Intranquila

A Renovação vai ter a sua Revolução.
O campo que elege os "queques tontos do Funchal" ou
os "Lanchas Bestas" manifesta-se em surdina.
Cafés, jantares e conversas de chat de Facebook ou grupo de Whattsapp fervilham.
O PSD está em processo de implosão lenta.
Viva a democracia, meia derrota já valeu!

José Manuel Rodrigues (JMR) chegou à Assembleia para mudar e a "tacharia" do PSD e da Renovação está cheia de medo. Bem faz JMR, não se pode ser presidente com uma cacaria de gente em lugares de confiança política a fazer a folha. Como a oposição irresponsável do PSD-M na Câmara do Funchal que imita para bem pior a outra oposição. De prémio basta a mentora Rubina Leal a vice-presidente. Há de tudo, os ressabiados, embeiçolados, despachados, que morreram na praia ou que lá foi o Presidente que ia fazer o concurso espacial para este e aquele filho de carro preto. Há enorme descontentamento, muito Renovadinho e PSD que não percebe o que se está a passar depois de décadas de calmaria com as maiorias absolutas. Acabou meus amigos! O PSD-M que ganhou é surrealismo.

Mas se JMR está em limpezas, no seio do Grupo Parlamentar do PSD é só facadas. A Renovação depois de ter morto meio PSD agora "matam-se" uns aos outros. Há pouco espaço. Depois daquela negociação reles do Jaime Filipe Ramos que pôs o Tranquada Gomes a andar, chegou a vez do labrego pôr a "capela" a seu gosto na ALR. A víbora silenciosa qual cancro do PSD sempre na penumbra de alguém para ser eleito ... porque "vale zero", despachou um assessor do Grupo Parlamentar, filho do motorista de Miguel Albuquerque que tem sociedade de advogados com o Brazão. Independente do jogo habitual de influências de todos estes Renovadinhos, o certo é que isto já está no "chega para lá" , cada um arruma a paróquia em serviços mínimos para o Jet7 da política, "meto aqui quem eu quiser". Entretanto, com a desfeita do venenoso enfant terrible, petit Salazar para outros, a Presidência vai ter que arranjar novo tacho ao infeliz. O que tem a família Ramos para Albuquerque aturar isto? Ainda é pagamento de 2015? "Ninguém percebe que Jaime Filipe Ramos é uma besta que sempre andou ao colo no partido?" "Vamos ter que aturar esse pai senil muitos anos?"

Se para os graúdos não está fácil, para a arraia miúda então ... Acabaram-se as boas maneiras da pré campanha e campanha eleitoral, está aí a verdadeira cara da Renovação, as bestas do costume. Vá lá se saber como é que este bando e iludidos e comprados acham que vai chegar para todos e que todos eles são um caso especial. A piada disto é que já brigam entre si e chamam nomes, que lindo é ver alguns a provar do seu próprio fel. Outro surrealismo da Renovação de bestas que odeia mérito é a cena de que agora vale quem mostra a bandeira a acenar, o PSD Madeira pede mais idiotas de abanar a bandeira (foram escassos na campanha) e vai mandar embora qualquer coisa que tenha um mínimo de massa cinzenta. Rua com os inteligentes, fora com os pensantes, mate-se a escumalha que tem opiniãoa. Força na ignorância, já se está a ver a Governação no que vai dar com esta rotação de burros e inadaptados, ninguém percebe da sua área.

O problema é este, o PSD era um partido hegemónico, grande, perfilado num objectivo e tinha maiorias absolutas para governar a bel-prazer. As maiorias absolutas não caem do céu, é preciso ter um compromisso decente com muita gente. As pessoas convencem-se não se compram. Quando se compra, estão sempre a pedir mais, mais e mais. Uma maioria expressiva não dá para nada, muito menos para o tamanho do PSD.

Se a Renovação destruiu metade do PSD Madeira depois de 2015, tem lógica a hecatombe das Autárquicas e o resultado das Regionais. As Regionais sendo o poder que não se toca em trincas internas consegue agregar, por muitos interesses, uma quantidade ainda razoável de gente que vota como Álvaro Cunhal dizia aos comunistas nas célebres Presidências de que Mário Soares viria a ganhar: - "ponham a mão nos olhos e façam a cruz". Mas agora é que aparecem os resultados reais que nada têm a ver com aquela vitória celebrada por Albuquerque, quase sozinho, mais a pandilha na noite de 22 de Setembro. 

Se não há bom senso na forma de abordar as questões e de falar, esperem por algo impensável, a reunião dos verdadeiros social democratas a entrar pela sede dentro a mostrar um outro tipo de democracia, aquela depois do 25 de Abril que, para meter ordem, avançava pancadaria. Dentro de portas da sede do PSD-M pode-se dar o caso de "ou vais embora que já ninguém te atura, ou um novo partido vai nascer e esvaziamos este tresloucado liberal de pequenos de fraldas que se julgam alguém".

"Vai acabar esta coisa de tratar mal toda gente como se descartáveis fossem com a superior inteligência dos maquiavélicos da Renovação". "Qual é a burra de líder de um partido que acha que pode ganhar com uma pequena corja cada vez mais pequena"?

A paciência está a esgotar, os cafés, jantaradas, chats de Facebook e grupos de WhatsApp fervilham. No campo já sabem que só vão ver alguns "lanchas" nas próximas eleições. O PSD Madeira está em ebulição, tudo o que está em aspas são frases que mostram o estado da coisa nas redes sociais ...

Acho que sim, o PSD Madeira é um partido extremamente importante na Região, a bitola do resto, quer se queira, quer não. É preciso limpeza nos Liberais para trazer o PSD ao PPD basista. Vamos à guerra limpar de vez esses Renovadinhos ... mas os dinossauros chulistas também! E a oposição que reze por ser tão tonta.

Agora mais folgados e com um governo porreiro para "fiabilizar", o JM até regressa à notícia PSD-M, ó diabo, estarão a jogar pelos antigos com o Pedro Calado a salivar pelo lugar de Presidente? Não sei se passas pelos antigos ...



É o coração que faz o carácter"
Eça de Queirós