Me(n)teorologia

 

Vivo no Funchal e queria fazer uma observação que até pode ser injusta noutras partes da ilha mas isso é outra conversa.

Eu não sei se é dos modelos em que se suportam se dos instrumentos que têm, não queria tocar em pessoas mas, será que sou só eu que acha que a meteorologia "oficial" raramente acerta? Por outro lado, quando temos que viajar, fazer um passeio ou organizar algo, quase todos nós vamos a vários sites que nos deixam ainda mais baralhados com a diversidade das previsões.

São muitas mais as vezes em que as previsões não se confirmam do que aquelas que se confirmam. Com isto, a ideia que tenho é que depois as pessoas desvalorizam os alertas amarelos, laranjas e vermelhos. Já temos um radar no Porto Santo mas a coisa continua igual mesmo a 24 horas de distância. Um dia destes somos apanhados desprevenidos, ou pelo acerto da meteorologia ou por nós mesmos que desvalorizamos. Será que nos apoiamos no modelo mais adequado para a Madeira nas previsões meteorológicas? Volto a dizer que é a experiência de uma pessoa que vive no Funchal. E não era de planificar a previsão pelos centros populacionais a par de norte, sul e montanhas?

Se com as pessoas é assim, pelo outro lado, as organizações e autoridades para não serem apanhadas em culpas de algum azar, são cada vez menos tolerantes e vemos eventos a serem cancelados ou adiados sem que depois surja o temporal previsto. É que se formos a ver o clima/ meteorologia em determinados países da Europa, a tolerância e a maneira de viver os fenómenos meteorológicos é feita de forma mais tolerante, até porque da maneira como se faz cancelamentos aqui eles então não organizavam coisa alguma.

Sei que é discutível tudo isto, ficam as ideias para debate. Obrigado pela publicação.

Enviado por Denúncia Anónima 
Domingo, 27 de Outubro de 2019 12:22
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.