Especialista em Clima


Onde está a chuva?

Chuva foi muito pouco e trovoada nem se ouviu. Estes foram os resultados das previsões terríveis do IPMA para a Madeira. Claro que previsões são previsões e por isso são falíveis, mas esperava-se mais dos três milhões e meio do radar do Porto Santo.

Expliquem-me lá porque não percebi ainda. O radar meteorológico era para quê?

E não há explicações? A frente depressionária passou ao lado? Será que o São Pedro está chateado com a Madeira e não manda chuva? Ou será que o Governo Regional no seu combate anunciado às alterações climáticas proibiu por decreto legislativo as depressões?

Já quando foi com o furacão Lorenzo que atingiu os Açores, vi um digníssimo madeirense alegadamente especialista em clima vir falar na RTP-Madeira das alterações climáticas, anunciando que o anticiclone dos Açores tinha-se deslocado para sul. O anúncio caiu como uma bomba! Estes senhores são tão especialistas que tudo o que dizem se pode encontrar no Google e nas imagens de satélite publicadas na internet. O que esta gente faz para aparecer na televisão!

E qual foi o resultado de tamanho alarmismo? Toda a gente ficou em casa o fim-de-semana inteiro para não molhar a moleirinha. Se com isto poupou-se uns trocos e a economia regional perdeu uns dinheiritos com a anulação dos eventos programados.

A continuar com este tipo de previsões, da próxima vez que houver uma situação de emergência real já ninguém vai acreditar e aí os danos podem ser nefastos.

Se eu fosse o representante do IPMA na Madeira hoje teria vergonha de sair de casa sem o guarda-chuva!

Enviado por Denúncia Anónima 
Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019 10:04
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.