Turismo: para ir morrendo lentamente


O titular do Turismo mudou mas tudo continua igual, será que se vai concluir que fez toda a diferença quanto acabar o mandato? Não creio. Quando outros destinos crescem ou foram alvo das mesmas vicissitudes que o destino Madeira, esses já reagiram, nós nem nos mexemos. 

Este ciclo negativo no nosso Turismo não tem ponta de esperança, quem acompanha isto da aviação vai vendo que se abrem novas rotas para o continente mas da Madeira ninguém se lembra. Nem a TAP arranca de vez com as ligações directas entre o Funchal e mercados emissores de turismo, o que poderia, e bem, descongestionar Lisboa e servir a Madeira.

A TAP está a apostar nas Canárias que já tinha resolvido, em boa parte, os seus problemas com a falência da Thomas Cook através da Jet2. E nós! Até nos retiram mais voos mesmo não sendo por falências. Quanto à TAP parece gozo as tarifas para as Canárias serem mais baratas do que para a Madeira.

Parece que o senhor secretário perdeu a impetuosidade, parece que vem mais rato no deixa andar, não levantar ondas, - ahhh é assim que querem? Já aprendi!

É pena que estes governantes passem um tempo a tapar o sol com a peneira (perdem o timing de reacção e os outros absorvem a capacidade das companhias). Depois manipulam números para evitar criticas à Governação. Em seguida cedem mas dizem que não é bem assim mas continuamos a descer, ninguém se mexe?! Costumam dizer que é nas épocas de crise que se encontram os grandes líderes, pois para mim isto é tudo uma mediania que não sabe o que fazer e à espera que tudo se resolva por si. E a hotelaria aguenta? E vão continuar a abrir mais hotéis? Mas que destino querem afinal? Massivo com as Canárias aqui ao lado que nos malha todos os dias? ... basta ver pelo Flight Radar 24.

Há coragem na Secretaria para observar o que anda a TUI, Easyjet, Vueling. Volotea, etc a fazer quanto a novos destinos? Nenhum é a Madeira, retiram frequências, vão embora, abrem outras, o problema é nosso meus amigos! Nosso! Não há incentivos, não há governação, não há promoção ... mas feita por gente que sabe, não por tachistas ou o irmão deste e daquela!

Precisávamos de outra energia, de outra gente mais capaz e ideias novas, o que vejo é estes políticos a arrumar a sua vida no bem bom e bem pago tachismo regional e ... deixa andar. É muito mau sinal todas estas vacas sagradas que não se mudam para não perderem o emprego mas, meus senhores, isto é de governação que se trata, é o futuro colectivo e o futuro do Turismo. Não podemos continuar a este ritmo!

Viajar torna o sábio melhor e o tolo pior”
 Thomas Fuller

Se não puserem a economia a mexer, e não adianta a conversa que cresce há não sei quantos meses, a citação dos madeirenses será esta:
Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro.
Michel de Montagne