O JM está pior do que o Jornal da Madeira


Tenho estado a apreciar o JM desde um pouco antes do Verão quente eleitoral até à presente data e várias situações saltam à vista. Sem dúvida que depende do GR e por valor muito superior ao Jornal da Madeira. Fez-se cosmética, acabou a participação directa do GR num jornal mas acabou dado, exactamente ... dado ... por 10.000€, Jornal e Rádio, a gente do PSD que agora são mais papistas do que o Papa na ânsia de agradar.

O desfile de artigos de opinião do PSD sobe vertiginosamente e alguns "independentes" não disfarçam. Qualquer "coisa" do PSD escreve. Alguns que escreviam no DN passaram-se para a zona de conforto do JM e este conjunto está a depreciar a idoneidade do novel jornal. Parece que ainda ninguém percebeu que bajulação não convence e o PSD mais uma vez, dentro e fora, não comunica porque não sabe ser credível.

Com as guerras a partir toda a união simulada para consumo externo, toda gente tem algo para dizer e o povo está farto de bajulação a metro e quezílias do PSD. A actividade noticiosa é de tretas de expediente como grandes feitos da governação regional; fotos de circunstância com umas palavras de ordem nas visitas (a todo tipo de eventos e lugares, para serem vistos nas redes sociais); curiosidades mas, nem um rasgo de investigação sobre o estado real da Madeira. A solução de sondagens/ estudos de opinião com a prata da casa é outro aspecto não credível. A difusão, comercialização e parcerias sempre na linha de pessoas e empresas social democratas é permanente. Um Jornal eclético laranja.

Num momento de vários assuntos sérios a surgir na RAM, o JM tem "listas de espera" de gente que quer ser vista para não esquecer. Com a agenda condicionada, com fretes opinativos e a necessidade de estar em graça para facturar (a quem continua a sustentar), fácil está de se ver que o JM é um Jornal da Madeira para pior. Até o administrador que vendeu por "teta e meia" o Jornal da Madeira, que recebeu guarida no GR na transição, é agora novamente administrador do JM, tudo tão denunciado e de remenda lata.

Quando acabar o poder nas mãos da máfia no bom sentido haverá JM por este caminho que segue? A sua associação ao PSD e dependente do GR, nem é bom para a credibilidade da informação nem para a publicidade que não quer estar associada a um jornal de regime (ou Povo Livre se desejarem). Folheiem com atenção e apreciem quem é quem nos artigos, nas notícias e na publicidade. O certo é que pagaremos sem saber muito mais do que o extinto Jornal da Madeira de forma encapotada.

Enviado por Denúncia Anónima 
Domingo, 27 de Outubro de 2019 23:51
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.