Dilemas de filho


Amanhã emigro, acabei o curso aqui na Madeira, tenho trabalho garantido na Alemanha que um amigo me arranjou na empresa onde já está e gosta. Não vou precisar de passar pelo processo de estupidificação por um "tacho". Não tenho estômago para lambe-botas por isso nunca ia ser bem sucedido.

Gosto de desafios, para crescer pessoal e profissionalmente, chegada a esta hora de decisões vejo que a Madeira não tem desafios e muito menos emprego, mesmo que o tenha não sou de famílias, meu pai sacrificou-se para me pagar os estudos mas não tem contactos ... Ele não está muito satisfeito por me ver ir porta fora, meus pais envelhecem e eu sou filho único, devem se sentir desamparados.

Tive uma conversa com os dois e fiz-lhes ver que se eu ficar aqui terei sempre um emprego precário (se tiver) e mal pago, quando for a minha vez de os ajudar não vou conseguir porque os preços aqui sim são para "alemão".

Quem é mais antigo ainda viveu um tempo com outro relacionamento laboral, outra segurança no trabalho, por mais que toda gente fale. Agora é só para queridos e gente dos partidos e o mérito não conta. Saltam das Universidade sem experiência para lugares de decisão. Nunca tiveram experiência nem se relacionaram com as pessoas mas já chegaram lá em cima sem saber quanto custa.

Esta primeira parte da conversa com meus pais correu bem, por isso vou emigrar. Depois disse que se gostar do ambiente na Alemanha e quando estiver estabelecido, que os mando buscar. A conversa já não correu tão bem porque não se iam desenrascar com a língua, iam se sentir desambientados e têm as suas rotinas na sua terra. Perguntei ao meu pai, de forma muito séria, o que fazia com ele quando tivesse que ter mais atenção e eu, filho único, com responsabilidades profissionais, "preso". Uma coisa é eu ser bebé e eles novos outra é eu ter que retribuir em idade activa para dar resposta e eles velhinhos. Perguntei se ia haver lar e qual a qualidade deles, que pensasse se mesmo com mímica não ia preferir estar bem tratado na Alemanha. A conversa ficou por aqui, num impasse. Eu vou mas fico com esta para resolver.

Sou natural da Madeira mas o futuro aqui é sempre para os mesmos e estou a escrever porque agora, com estes dias a ver tachistas, sempre os mesmos a rodar, eu sinto que me conseguem perceber melhor. Tive boa média final, não digo quanto para não me identificarem nem em que curso, só vos digo que podia trabalhar aqui com uma perna às costas se houvesse correcção nos concursos. Já vi o exemplo de muitos e não vou perder o meu tempo a apostar aqui.

Custa muito mas tem que ser, esta terra é só para alguns e são bem poucos e sempre os mesmos, de geração para geração. Começa a ser estúpido ver os que pior notas tiveram, mas que são do partido A ou B, a estarem em lugares de chefia. Terão sem dúvida sucesso a escravizar os melhores, a serem predadores do trabalho alheio, tal como foram cábulas na Universidade.

A minha namorada vai comigo, mesmo sem trabalho, mas tem os mesmos objectivos e também os país dela e também filha única. Assim se desfaz a Madeira, com a desumanidade e muita loucura por monopólios, betão e tachos.

Adeus.


Enviado por Denúncia Anónima 
Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 12:21
Texto enviado pelo autor. Título, ilustração e música CM.


Adoramos o seu texto. Agradecemos a partilha.




Letra da Canção:
Pais e Filhos
Legião Urbana

Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu.
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender.

Dorme agora,
é só o vento lá fora.

Quero colo! Vou fugir de casa!
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três.

Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito.

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há.

Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim.

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar.

Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais.

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há.

Sou uma gota d'água,
sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem,
Mas você não entende seus pais.

Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser,
Quando você crescer?