Coisas do Jardim


Jardim anda a refletir. Se alguém pensa que Jardim não é homem de refletir e de tomar decisões difíceis é melhor tirar o cavalinho da chuva. 

Apesar da sua idade Jardim é ainda um político astuto e tem um dom que poucos políticos têm, isto é, ele conhece melhor os inimigos que os amigos, e era assim que conseguia prever tudo e inexplicavelmente quase sempre adiantava-se às estratégias da oposição. 

Para quem se lembra, se Jardim encontrasse alguém na oposição de valor não descansava enquanto não o tivesse do seu lado. E muitas vezes conseguia! 

Estrategicamente Miguel Albuquerque não chega aos calcanhares de Jardim. Ao contrário de Jardim, Miguel sente-se constantemente ameaçado e prefere ter ao seu lado os menos válidos, isto é, os parvos e os imbecis! 

Na verdade Miguel tem medo da sua própria sombra, e sempre que alguém da sua equipa se torna relevante ou notado é logo eliminado. E não é preciso ir muito longe no tempo para verificar que os que o colocaram no poder já foram colocados na prateleira. 

Se pensarmos bem nos Governos de Jardim não havia tanta bandalheira descarada, todos eram mais comedidos e os assuntos eram tratados com mais tato. Se todos nos lembramos, no tempos do antigamente nunca houve assalto desenfreado ao poder como agora porque, ao contrário de Miguel, Jardim controlava tudo e todos com rédea curta. 

Ninguém é perfeito, e todos os que privaram com Jardim sabiam que era casmurro e de ideias fixas. Ele tinha o seu próprio conceito de democracia e quem não pensava como ele era contra ele. 

Isso fez-lhe ganhar inimigos, e são sobejamente conhecidos os inúmeros adversários que durante décadas o criticaram numa guerra aberta sem tréguas. A grande verdade é que, desde intelectuais, opositores, a jornalistas todos criticavam Jardim. 

Com a chegada ao poder de Miguel Albuquerque esses pseudointelectuais e jornalistas desapareceram estranhamente do mapa. Nunca mais ninguém ouviu falar deles, e percebe-se finalmente que afinal o combate não era contra o PSD mas sim pessoalmente contra Jardim. Afinal o que mudou para melhor neste PSD? 

Com tudo isto julgo que para Jardim ver o seu partido refém do inimigo CDS deve ser um desgosto. No fundo parece que Miguel venera mais o CDS que os elementos do seu próprio partido. 

É triste ver o estado a que este PSD chegou. O PSD é agora um partido sem glória! 

“Eu realmente achei que venceríamos” 

Adolf Hitler