Acabou as eleições, a Quadrantes mostra os "dentes"


Governar para mim é orientar e legislar naquilo em que o Governo não se deve meter, regulando o mercado para que não haver abusos. O PSD-M falha redondamente nisto porque usa o poder para beneficiar as suas clientelas empresariais e, como anda há décadas nisto, criou um grupo imensamente rico a quem costumamos chamar de DDTs, Aqueles que sabemos que, à partida, ganham e influenciam tudo tornando o GR um verdadeiro fantoche. Assim nascem os monopólios, oligopólios e os empresários protegidos do sistema. Na Madeira, o formato mais comum é o oligopólio, uma forma perfeita de monopólio, onde elementos do Governo, organizações empresariais e empresários estão em consonância para dividir o Orçamento Regional. Promovem o domínio sobre uma determinada oferta de produtos ou serviços, controlam todo o processo, dispersam mandaretes, comparsas, testas de ferro e fazem o contribuinte pagar por isso de forma exorbitante. Numa ilha isto é tanto mais perigoso porque conduz o povo à pobreza por falta de alternativas e, é isso que está a acontecer. Paga muito via impostos, retorna pouco pelo que paga e ainda é chamado a pagar mais por fora se quiser ser bem atendido.


Nalguns casos, onde o Governo Regional tem responsabilidades e transfere para o privado, estamos em presença de dolo, porque estando em presença de serviços estruturantes, estes representam o vínculo directo com o eleitorado à luz de uma Constituição que indica que deverá ser tendencialmente gratuito e naturalmente público. A educação e a Saúde são pilares da sociedade, uma forma, a outra cuida. Quando vejo os serviços de Saúde à mercê do apetite dos privados, eu que não sou comuna, estremeço. Se há momento em que me sinto verdadeiramente europeu é na solução de assistência social e de cuidados médicos. Abomino o mercantilismo da Saúde nos EUA que está capturada pelas Seguradoras. Não tenham dúvidas de que quando o Estado solta um serviço para privatizar, este raramente volta a ser público, a justificação centra-se permanentemente em não haver dinheiro para compensar, pagar indemnizações, coimas e os valores de recompra. Para além dos contratos blindados.

Este Governo Regional do PSD Madeira é mentiroso, com os dentes todos. As suas clientelas empresariais (as que ganham a oportunidade por manipulação política) funcionam como matilhas que, em momentos como este atacam e, no meio das campanhas eleitorais, mentem para manter o seu boneco político. É o chamado win-win, "algum" deve chegar a muitos lados do obscurantismo particular e partidário.

Poucas semanas passadas da campanha eleitoral, as mentiras e os silêncios do PSD Madeira mostram-se catastróficos. Não respeitam ninguém, o descontrolo prossegue, o tachismo é atroz e este Governo é uma marioneta na mão de empresários que já tomaram conta do poder político na Madeira.

Privatizar áreas essenciais ao povo, é a cabal prova de que políticos sem qualidade, capacidade ou a mando empresarial chegam ao poder. Estes nada mais têm a fazer do que empregar tolinhos e dar em "outsourcing" o trabalho para o qual foram eleitos ou nomeados.

Preste atenção, este será o pior Governo de sempre a defender a causa pública e nem o parlamento lhe vai valer, não haverá Inquéritos Parlamentares. Aposta-se? Nunca enriquecidos políticos e testas de ferro estiveram tão contentes.

Se não pagar corta fornecimento? E qual a resposta pública? Privatizar é mais barato ... não é verdade? A novel do SESARAM será um "deixa passar" a qualquer importante, tal como na liderança anterior. Como se sobe nesta conjuntura?


Enviado por Denúncia Anónima 
Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 03:07
Texto, título e recortes enviados pelo autor.