Cafôfo o soneca



Muy distintos leitores, arranjei um tempinho, é Domingo, coloquei o monóculo para ver de perto o que desejo ver de longe. Dia do Senhor e dos senhores, apesar da paridade ainda não subiram as senhoras para esta questão.

Dizei-me, para tanto pé de vento, tanto desfile indecente e indecoroso de tachismo e roubos, de deriva governativa e promiscuidade, não haverá uma pedra no charco? Não há mais que fazer do que seguir o calendário das festas? Aí meu fofinho, encarnaste o desejo de mudança mas não o és, calhou-te em sorte no momento exacto mas não sabes ganhar por isso, põe as "barbas de molho" e adormece sobre elas.

O "genial" pretendente ao trono, de fabrico nacional e embrulhado na mais fina concepção do marketing, chegada a hora da verdade, de produzir alguma coisa como oponente, continua a beijar velhinhas e novatas nas festas. O que esperar daqui? Creio que nada.

O PSD, nem arrancou a ALR e já os adormeceu com um longo período de inactividade depois de eleitos os órgãos para que todos possam ... com a licença dos muy distintos, ... "mamar". O tempo passa, encosta ao Natal onde todos são filhos de Deus portam-se bem para receberem presentes do símbolo pagão do Pai Natal. Estamos num tempo de "não se bate ainda" que pode parecer mal, antes estar a bem com a nomenclatura, a praxis e toda a carga de burgessos assalariados do que trabalhar para os eleitos.

Assim chegaremos a Janeiro, ano novo, vida velha, cura não cura a ressaca, depois de visitadas todas as missas do parto e esticar até ao Santo Amaro de limpar os armários, não nos poderemos esquecer do 1º eclipse lunar penumbral, a 10 de Janeiro, coisa que deve ser festejada por Cafôfo porque condiz muito com ele.

Segue-se o São Valentim. Da maneira como só namoram o eleitorado sem fazer nenhum é outra data memorável para políticos. Nesse dia o "beijoroqueiro" do Cafôfo dá algo mais? É que se não inova vai parecer mais um dia qualquer, porque beijar ... beija sempre.

Parece que chegamos à regularidade parlamentar quando, num ápice de normalidade, está aí o Carnaval, tempo de por o material todo de fora, caso não se tenha excedido no Valentim, com a quarta feira de cinzas logo a seguir, outra situação que qualquer político deve festejar, a sua combustão satisfaz-lhes mas só deixam cinza ao povo. 

Não me quero alongar porque posso chegar de novo ao mesmo lugar, com um ano de mandato. Isto tudo para dizer que se os políticos quiserem, a Assembleia Legislativa Regional é a representante da matéria negra do Universo, não se vê mais liga tudo. É um órgão que caça todo tipo de pontes para não trabalhar, muito mais extensas do que qualquer travessia do Tejo e a água nunca passa por debaixo da dita, é simbólico a fonte estar a secar.

Deviam estar todos a atravessar o deserto porque este é o resultado de umas regionais que só colocou perdedores com brutos ordenados para não fazer nenhum. E Cafôfo? Onde mete gás? O que está a espera de ser, pelo menos, o Soneca do "Branca de Neve" que está em reflexão e mandar o PSD pelos ares. Não encontra motivos? Confirma-se que é um aselha. Dá cá mais um que só dois é pouco, nisto de beijinhos.

Desde que eleito e com tantos casos a ocorrer, o principal líder da oposição ainda não começou a falar e a dizer as verdades. Qualquer dia, queixa-se como a comunicação social das redes sociais. Se não fazem o seu trabalho são atropelados por quem sente na pele a balbúrdia e, mais do que a comunicação social, Paulo Cafôfo está investido do cargo de representante do povo ... mas não se vê nada.

Ide lutar pelos milhões do PS que acaba o fogacho enquanto todos esperam pelo senhor santo, !Cristo! se mexa com todos à espera.


Não tenhais dúvidas de que regabofe era antigamente, com compostura era ignição a toda a hora. Os nossos políticos trabalham a açoites, aviai uns chicotes à mercearia e ponham no "rol".