Halloween são os maus tratos a animais.


No CM fala-se muito de política, assunto que me repugna cada vez mais pelos "seres" que a usam para enriquecer e ter emprego. Gostaria de falar de civismo, até por causa da política. Estamos em calmaria e eles já não precisam dos animais no seu folclore.

Na forma como se conduz na via rápida, na forma como se estaciona, na forma como se faz política e governa, na forma como se chega à caixa do supermercado e se aborda o tapete com a pessoa à frente, nas casas de banho públicas mas, entre outras mas sobretudo na forma como se tratam muitos animais, é com certeza verdade que uma parte dos madeirenses precisam de aulas de civismo, de respeito pelos outros e do seu espaço. Entender o que são seres vivos! Quem for às fotos da página do Facebook Ajuda a Alimentar Cães tem um estudo de borla ...

Com tantas solicitações pelas redes sociais e também porque alguns abusadores (lá está ... falta de civismo) tentam dar o golpe, a boa gente que faz trabalho honrado sofre as consequências. Nem mais nem menos do que encarar corações de pedra pelas agruras da vida. Não fique assim, acredite em que é igual a si. Não se feche.

Vou copiar! ... https://www.facebook.com/ajudaaalimentarcaes/

História da Associação Ajuda a Alimentar Cães

Por volta do ano de 2003, uma menina de 14 anos, Mariana Nóbrega, deu continuidade ao apelo desde muito pequena que sentia pela miséria dos animais errantes, acolhendo em casa dos pais, com quem na altura ainda vivia, um canídeo de rua. E a esse canídeo foi-se seguindo outro, e mais tarde um outro, até que mais tarde, por volta de 2013, já com dificuldades para alimentar mais de uma dezena de animais, cria uma página na rede social facebook denominada "Ajuda a Alimentar Cães", com o único objetivo, nessa altura, de obter comida para os cães que havia recolhido - daí o nome adotado. Desde logo a aceitação foi muito grande, obtendo a alimentação de que necessitava e alguns donativos em dinheiro, o que lhe permitiu ir estendendo a sua ajuda a muitos outros animais com a mais variado tipo de necessidades. Com o crescer do trabalho, e a exigência por parte das mais diversas entidades administrativas na existência de uma associação legalmente criada como única forma de poderem participar, de algum modo, no suprimento das carências sentidas na prestação dessa mesma ajuda feita por aquela aos animais de rua da Região Autónoma da Madeira, nasce, por escritura realizada no dia 11 de novembro de 2014 no Cartório Notarial da notária Susana Lopes Teixeira Zino, no Funchal, a associação "AAAC - Associação Ajuda a Alimentar Cães", pessoa coletiva de direito privado sem fins lucrativos, com o NIPC 513 280 510, tendo como objeto no artigo 3º, nº 1 dos seus estatutos "Lutar pelos direitos e pelo bem estar animal". 

TRABALHO DESENVOLVIDO PELA ASSOCIAÇÃO

Desde a data da sua criação, a equipa que constitui a associação "AAAC - Associação Ajuda a Alimentar Cães", dedicou-se com afinco e amor à expansão da mesma e, como consequência necessária dessa mesma expansão, à melhoria da qualidade e capacidade de resposta na ajuda aos animais errantes necessitados, através das seguintes ações:
  1. Angariação de associados;
  2. Angariação de donativos;
  3. Refeições em épocas festivas, tal como na época do Natal, para a angariação de fundos, sempre contando com a presença de cerca de 110 pessoas, e não mais, porque condicionados pelos espaços físicos onde estão se realizam;
  4. Estabelecimento de protocolos com diversas clínicas veterinárias na área da do Funchal e da freguesia do Caniço (Vetfunchal, Vetmedis e Vetconsulting), com o intuito de conseguir preços mais acessíveis;
  5. Obtenção da ajuda regular das duas maiores sociedades que têm hipermercados na Região Autónoma da Madeira, "Modelo Continente Hipermercados, S.A.", e ao "Grupo Jerónimo Martins", a fim de realizar recolhas de alimentos para animais à porta das suas lojas pelo menos duas vezes por ano.
Na sequência deste trabalho a associação realiza diversos tipos de ações em prol dos animais, tais como:
  1. 1. Esterilização de animais errantes com a posterior devolução destes, se indicado e quando possível, ao seus locais de origem, como forma mais eficaz de controlar a sua população;
  2. "feirinhas de adoções" de animais de companhia;
  3. Apoio às famílias carenciadas na esterilização e/ou tratamento médico veterinário dos seus animais de companhia; 
  4. Apoio às família carenciadas na alimentação dos seus animais de companhia;
  5. Ações de sensibilização junto das escolas primárias e secundárias, com o objetivo de fazer entender aos "homens de amanhã" que os animais são seres neuro e sencientes, que devem ter as condições de vida básicas para que possam vir a gozar de uma vida saudável e o mais feliz possível, explicando quais são, e que os maus tratos e o abandono são hoje crimes punidos por lei;
  6. Resgates (muitos deles em direito pela primeira vez pelo facebook) de animais errantes (canídeos ou felídeos), abandonados e/ou feridos, se são encaminhados, quando, e se necessário, para tratamento médico veterinário, e posterior adoção.
A maior parte dos seus membros são permanentemente solicitados para marcarem presença em programas de rádio e/ou de televisão, tais como "Madeira Viva" ou "Interesse Público", e dão muitas entrevistas para o "Diário de Notícias", que é o maior órgão de comunicação social escrita da Região Autónoma da Madeira, e a associação já foi louvada pela Assembleia Municipal do Funchal pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da causa animal.

A "AAAC - Associação Ajuda a Alimentar Cães" é apoiada do ponto de vista jurídico por um dos seus membros, advogado de profissão, que, em nome da associação foi o mentor do Decreto-Legislativo Regional 13/2016/M, de 10 de março, já em vigor, que proíbe a eutanásia dos animais nos canis municipais do arquipélago como forma de controlo da população errante, só a admitindo em casos excecionais e com o objetivo de evitar a morte inevitável e em sofrimento dos animais quando vítimas de acidentes ou de doenças irreversíveis. Esta Região tornou-se assim na primeira, e até agora a única região do país a proibir tal barbárie. No âmbito jurídico de que falamos procede-se também à participação crime pelos ilícitos de maus tratos e abandono, acompanhando até final os respetivos processos judiciais. A associação providencia igualmente aconselhamento jurídico em matéria de um novo direito animal aos seus associados.

OBJETIVOS A PROSSEGUIR

A principal objetivo da associação é ter equipamentos e uma situação financeira que lhe permitam aumentar a capacidade de resposta a fim de salvar da morte e/ou do sofrimento, e encaminhando para uma vida feliz, um número ainda maior de animais daqueles a que consegue chegar presentemente.

_____ ** _____

Agora volto a ser eu, autor da denúncia a escrever ... Com tantos que se aproximam dos animais nas campanhas eleitorais, porque é popular, onde está a ajuda a esta gente que trabalha pelo bem próximo e não para enriquecer como alguns na política? Quando chegam ao poder o que fazem?

Honrar é um dia, substituir a irresponsabilidade de muitos são todos os dias. Não há uma acto de ajuda e solidariedade, em cuidar medicamentar, alimentar, tratar, que se faça sem dinheiro. Por muitas vezes na vida vi que quem faz por gosto faz mais do que os profissionais. Esta missão só se tornou imensa e incomportável porque é de sucesso e mais depressa se chama quem tem bom coração do que entidades oficiais!

Ajudem!
https://www.facebook.com/ajudaaalimentarcaes/

Obrigado pela oportunidade CM. E obrigado a quem leu.

Enviado por Denúncia Anónima 
Domingo, 3 de Novembro de 2019 23:27
Textos e título enviados pelo autor. Ilustração retirada do Facebook de Ajuda a Alimentar Cães pelo CM.