Licenciados em Ciências das Cunhas


Muito se tem escrito nas últimas semanas no Correio da Madeira sobre os empregos encomendados da Função Publica.  Não que seja um assunto novo na Madeira mas ultimamente está a tomar dimensões que roça o asqueroso.

Para quem não sabe, o procedimento para a cunha começa por se alterar a unidade orgânica mudando-lhe, por exemplo, apenas o nome. Depois, e como quem não quer a coisa, nomeia-se em regime de substituição por um ano uma figurinha com qualquer licenciatura. O verdadeiro objetivo é depois dali, a menos de um ano, publicar a abertura do concurso e exigir que, além da tal mesma licenciatura adequada, o candidato tenha experiência anterior no cargo.

Ainda não passou um ano, mas como era preciso garantir rapidamente a cunha, no dia 21 de fevereiro de 2020 foi publicado no JORAM o Aviso nº89/2020 para o preenchimento de um lugar de cargo de direção intermédia de 1.º grau, de Diretor de Serviços de Inspeção, da ARAE-Autoridade Regional das Atividades Económicas, isto é, um cargo dirigente para a polícia que fiscaliza a legalidade das atividades das empresas. Ou seja, um bom exemplo!

A surpresa não é o anúncio mas sim a licenciatura que se exige no referido aviso e que se considera adequada. Como se considera que “Ciências da Cultura” é a licenciatura adequada fomos investigar os conteúdos programáticos e respetivas habilitações.

Sem surpresas verificamos que o curso de “Ciências da Cultura” habilita os licenciados para:
  • Produção, gestão cultural e assessoria em projetos ou instituições, públicos e privados, de relevância cultural;
  • Produção e difusão de eventos culturais;
  • Gestão de bens e serviços culturais;
  • Discussão, promoção e aplicação de políticas culturais consistentes e inovadoras;
  • Criação e investigação cultural;
  • Turismo cultural;
  • Crítica de arte e jornalismo cultural.
Assim sendo, e sem rir muito, é facilmente dedutível que o referido curso é perfeitamente adequado à Inspeção das Atividades Económicas.

E como é público, e como Santos da casa não fazem milagres, verificamos que sem surpresas o candidato nomeado é filho de um ilustre PSD, que imagine-se até tem um pezinho no CDS, e que provavelmente será o candidato único ao cargo oferecido.

Para terminar, e para o senhor Secretário Regional da Economia, que quando era oposição defendia a moralidade e a ética na política, uma palavra de conforto: Vá pentear macacos!

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 25 de Fevereiro 2020 10:39
Texto, título e ilustração enviados pelo autor. Adição de Despacho e Aviso do JORAM pelo CM.


Ampliar as imagens