A indisciplina nas estatísticas da Madeira


Boa tarde a todos, tenho o prazer de participar, numa tarde livre, neste site satírico do Correio da Madeira. Parabéns pelo vosso trabalho, acho que todos aqueles que são livres sabem perfeitamente que estão a esventrar esta peça de mau teatro chamada Madeira.

Li o jornal e envio algumas fotos com aquilo que me chamou à atenção, tenho uns comentários a fazer:

Para mim, isto é marketing político e não uma estatística séria. Se a Secretaria Regional da Educação quer os pais e alunos na mão, não quer saber da cultura dos alunos mas só das notas forçadas, com uma "pistola à cabeça dos professores" e onde só falta dar meio ponto porque o aluno respirou.

Mas, também não quer saber se as aulas são perturbadas, ao ponto de aniquilar um ambiente de trabalho e estudo devido à indisciplina. Para mim, estas duas páginas devem ser trabalho da empresa de marketing do Governo Regional para esbater a agressão ocorrida, a uma professora na Escola da Ponta do Sol, e que a secretaria não teve mais remédio do que expulsar o aluno. Suspeito que vão ocorrer mais casos e a grande culpada é a secretaria com os seus objectivos políticos, porque entretanto institucionalizou um grau de impunidade elevado nas tropelias dos alunos. Não há respeito e os professores serão cada vez menos, ninguém atura isto, por isso os professores amigos da política são destacados ... É para isto que existe uma secretaria? Para exercer a antítese do ensino?

Não pode haver estatísticas fiáveis se não há recolha adequada e tecnicamente bem feita. Paralelamente a isto, sempre no prisma da falsear a situação e com as circunstâncias que a secretaria cria, as escolas escondem a realidade para não parecerem mal geridas. Existe um programa da convivialidade que é uma farsa pois nunca altera os comportamentos. Os professores tudo fazem para resolver as situações do dia-a-dia e assim baixam as participações. Conclui-se que a estatística é o resultado da ocultação e perseguição da secretaria e com o facto de haver ou não participações. Tudo isto não passa de gestão à bullying, indisciplina.

Acompanhando estas "verdades falseadas", ou meias verdades da indisciplina na educação, podemos dizer que, empiricamente, aqui até está aceitável comparando com continente mas, o problema é definir o que é "indisciplina" e nela os graus de gravidade. Gracinhas numa aula é uma coisa, dar porrada na professora é outra. Para a Secretaria da Educação, indisciplina só começa nas agressões, etc? As tidas por não graves não perturbam a transmissão de conhecimentos, perda de tempo de ensino e perturbação naqueles que querem aprender?

A indisciplina nas estatísticas da Madeira começam desde logo num Jornal que faz as suas estatísticas de campanha de forma Ad-Hoc, com a prata da casa, ambiente normal para considerar estas da Secretaria da Educação como fiáveis. Está tudo dito, a Madeira é fantástica por ser gerida pelo senhor Jorge Carvalho, falta pouco para o secretário perfeito, dono de um carácter que afasta os bons profissionais ou as gestões escolares não partidárias. O JM vai recebendo o seu dinheiro, fazendo o seu papel no processo e cada um dos cabecilhas a receber muito mais do que noutros órgãos sérios. Estamos de facto numa Região que perdeu o norte.

Para melhor visualização das duas páginas, amplie no canto superior direito:

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 24 de Fevereiro 2020 14:37
Todos os elementos enviados pelo autor. Fotos substituídas por PDF pelo CM.