Raimundo Quintal: Jardim nas Nuvens desce à Terra


Observatório das Redes Sociais: Raimundo Quintal deteta mais um caso de Povo Superior ... do mais, maior e melhor do mundo, capaz de obras impossíveis. Câmara de Lobos anda na berlinda ...

JARDIM DAS MENTIRAS!

Li ontem, na edição on line do Jornal da Madeira, que a vereação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos aprovou por unanimidade o projeto dum jardim pomposamente apelidado "Madeira Gardens", próximo do Cabo Girão.

Não vou perder tempo a comentar a multiplicidade de estilos paisagísticos anunciados pelos promotores e divulgados pela autarquia.

Vou cingir-me à análise dos números.

"O Jardim será composto por plantas endémicas e outras, num total de mais de 100.000 espécies e terá capacidade para 7.000 visitantes dia".
  • Estamos perante números estratosféricos. Não é possível plantar 100.000 espécies numa área de 2,5 hectares (dois campos e meio de futebol). É se por absurdo fosse possível, o tal jardim teria cem vezes mais espécies que a Quinta do Palheiro Ferreiro, que ocupa uma área cinco vezes maior.
  •  O total das espécies de plantas endémicas, nativas e exóticas existentes na Madeira está muito longe do número anunciado pelos investidores estrangeiros e acarinhado pelos autarcas camaralobenses.
  • Penso que não é de espécies que queriam falar, nem sequer de variedades e mesmo de espécimes tenho sérias dúvidas que o espaço comporte 100.000.
  • Outra enormidade é a prevista capacidade - 7.000 visitantes / dia. Isto significa que o projetado "Jardim das Nuvens" receberá mais visitantes que todas as levadas e veredas da Madeira!
Desejo ardentemente que a Madeira seja conhecida pela excelência das suas quintas, parques e jardins, mas não suporto ser enganado.

Há muitos anos alertei para o logro da construção do Louro Parque como apêndice do Jardim Botânico e fui acusado de ser um adversário do desenvolvimento.

Estou preparado para as picardias do costume e continuarei a combater os jardins das mentiras.

21.02.2020
Raimundo Quintal