Seriedade e Honestidade na Saúde!


Exmos senhores do Correio da Madeira, na melhor oportunidade agradeço publicação.

Embora muitas vezes não concorde com o modo como o Correio da Madeira denuncia e aborda os problemas, sou daqueles que pensam que a vossa função é um mal necessário nesta sociedade cada vez mais elitista e politizada. Embora anónimos, bem hajam para a democracia e para a liberdade de imprensa.

Cada dia que passa verifica-se é que de um lado estão os senhores do partido (agora partidos no plural, pois são dois) e do outro lado a chamada ralé, mais conhecida como povo, que só é importante quando vota, isto é, de quatro em quatro anos.

Tudo isto a propósito de ter lido aqui queixa sobre a qualidade dos serviços de um Centro de Saúde que peca por ser pontual, mas que é um espelho que se estende a todos os serviços públicos desta mal governada Região Autónoma da Madeira. Cada dia que passa os serviços públicos estão a morrer. A Inspeção de Trabalho não funciona, a ARAE anda a dormir na fila, e pelo que parece, o tal observatório do Ambiente deu emprego a ceguinhos.

Mas o mais grave é o que se passa é na porcaria da Saúde que temos! Decididamente Pedro Ramos, ou perdeu o norte, ou os tintins!

Ultimamente assiste-se a uma guerra, (sim é guerra!) entre o Governo Regional e meia dúzia de médicos no Serviço Regional de Saúde. De um lado, os politicos interessados em satisfazer as cunhas prometidas e do outro as Ratas Velhas dos Diretores de Serviço do SESARAM, mais interessados no saldo das suas contas bancárias.

E porquê Ratas Velhas? Não sejamos ingénuos, a maioria dos Diretores de Serviços do SESARAM têm interesses privados em clínicas privadas portanto os seus interesses esbarram na qualidade de um Serviço Público de excelência, ou seja, quanto pior for o Serviço Regional de Saúde mais clientes no privado estes senhores têm.

Neste cenário, cabe ao Mário Pereira aplicar aquilo que durante anos defendeu nas escritas dos jornais a cabe ao Governo e ao Sr. Secretário Regional Pedro Ramos, custe o que custar, dar-lhe essa oportunidade.

Primeiro, é preciso mudar a estratégia e afastar aqueles cujos interesses sempre bloquearam o Serviço Publico. E para não ir mais longe, deverá ser condição para ser Diretor de Serviço do SESARAM, além das requeridas competências, ter exclusividade no Serviço Publico e não possuir atividades profissionais privadas extras. Isto sim seria um primeiro e sério passo.

Segundo, e comparando, por exemplo, com os funcionários públicos da Autoridade Tributaria, premiar a produtividade, isto é, por exemplo os tais prometidos 700, 1000 ou mesmo 2000 euros, seriam em função do número de consultas e dos resultados que podiam ser avaliados por inquéritos de satisfação aos utentes.

Mário Pereira e Pedro Ramos, se quiserem ficar na história, têm pela frente um grande desafio que começa por não ter piedade e limpar a escumalha que ainda prolifera no Serviço Regional de Saúde.

Doa a quem doer!

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 20 de Fevereiro 2020 10:25
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.
Nada é ao acaso no CM. A opinião das pessoas é revelada sem perseguições, com o humor e a veemência que quiserem mas sempre amigos. É preciso mais escrutínio nesta mediocridade.