Os benefícios das caminhadas


Caminhadas diárias fazem bem ao coração, ao cérebro e emagrecem.

Para quem ainda não sabe, a caminhada é um dos melhores exercícios físicos na perda de peso. E é também o primeiro passo para quem deseja ganhar massa muscular. A melhor maneira de o fazer de forma agradável é acompanhado e se abstrair conversando enquanto mantém um passo vigoroso.

Caminhar é um exercício aeróbico sem complexidade, pode ser feito a qualquer hora do dia e o principal, não envolve gastos financeiros. Praticando caminhadas diariamente, você vai aumentar a sua qualidade de vida, perder peso, criar massa muscular, estimular a produção de serotonina, entre tantos benefícios ...

Saiba que com 20 minutos de caminhada, o nosso cérebro começa a liberar as substâncias como endorfina e serotonina? A endorfina tem um efeito calmante e analgésico e é responsável pelas emoções, ajuda no combate ao stress e diminui a ansiedade. Já a serotonina, é a responsável pela sensação de bem-estar.

A caminhada, além de emagrecer, melhora a circulação sanguínea, melhora e corrige a postura, alivia dores lombares e ajuda a perder a "barriga". Todas as atividades físicas queimam gordura, mas a caminhada é aquela que dá retorno imediato, pode ser praticada em qualquer lugar, para não o maçar leve companhia ou torne-o um passeio agradável no parque ou na serra.

A caminhada também é indicada para baixar o colesterol. Pessoas que sofrem com as taxas de colesterol (o mau LDL), costumam caminhar diariamente e ao fazê-lo conseguem manter um certo equilibro, melhorando a qualidade de vida e mantendo o físico em forma.

Caminhar também aumenta a massa óssea e diminui a glicose no sangue, por isso, é de novo indicado para pessoas que sofrem de diabetes.

Caminhando para emagrecer:
  • Caminhar durante 1 hora após o jantar, pois ajuda a perder até 2 vezes mais peso, além de reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue;
  • Fazer o exercício ao ar livre, aumentando os níveis de energia e permitindo queimar mais calorias;
  • Controlar a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigénio;
  • Aumentar a intensidade da caminhada, iniciando com 10 minutos leves e depois apressar o passo, voltando a diminuir o ritmo nos últimos 10 minutos.
Caminhar diariamente ajuda a combater a ansiedade e a compulsão pelos alimentos; antes de praticar caminhadas, ou seja, antes de sair para sua caminhada tenha por costume fazer um sumo detox verde e tome, acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias.

Existem inúmeros benefícios em praticar “caminhada”, ressalvo apenas 10 deles:
  1. Fortalece a musculatura, combatendo a osteoporose;
  2. Auxilia na prevenção de doenças pulmonares, como a asma e a bronquite;
  3. Diminui o stress e melhora a saúde mental;
  4. Acelera o metabolismo, queima calorias, aumenta o condicionamento físico e cria massa muscular;
  5. Ajuda a emagrecer e favorece diretamente a auto-estima;
  6. Combate a depressão (grande aliada no tratamento de pessoas que sofrem desse distúrbio) e melhora o humor;
  7. Ativa a produção de endorfina e serotonina;
  8. Reduz os riscos de câncer de mama nas mulheres;
  9. Melhora o desempenho cardio vascular no caso de pessoas que sofrem de hipertensão;
  10. Praticar caminhadas diariamente, além de inibir o apetite, ajuda a retardar o envelhecimento.
Recomendações:
  • Use uns ténis confortáveis;
  • Roupas leves e de preferência de algodão;
  • Evite horários quentes do dia;
  • Não caminhe em jejum;
  • Tome sempre 2 copos de água antes de sair para a caminhada;
  • Use protetor solar antes de sair de casa;