A Secretaria da Educação precisa de limpeza total


Professor não é uma classe acarinhada porque a exigência, as notas, a política e a desunião constroem essa realidade. Mas é uma profissão imprescindível para o futuro colectivo.

Espero que o professor da Carta do Leitor de hoje não venha a ser perseguido apesar da razão que lhe assiste. Com este Secretário da Educação e este governo pergunta-se sempre "quem" e raramente se importam com o facto criado pela má governação.

Por favor não se ofendam, vou ser factual. O menino não pode com pesos, a secretaria implementa os tablets ... a ver vamos. O professor sim "acarta" como burro porque a escola não tem meios ou, se existem, são tão disputados que temos que marcar com antecedência e calendarizar o ensino consoante os meios. O resultado prático é que o professor compra o portátil, as colunas, o projector, o seu pau de giz ou caneta de quadro cerâmico, carrega livros, fotocópias, testes, etc.

O professor é "mau" porque impõe respeito, o aluno vem para se formar não para ser educado mas, como em casa a educação "é deixar à vontade" para não chatear, quando o professor tenta ter ambiente de trabalho é que não presta. Vem a secretaria e faz política, protege o aluno, eles sentem que podem abusar e dão porrada, se o professor se defender ou pregar uma estalada ai Jesus, jornais e TV,. Porque não vêm ver a realidade em vez de abrir a boca e transcrever as mentiras da secretaria? Porque fogem de dar as aulas os amiguinhos do poder com destacamentos? O professor é o indivíduo que para exercer, ensinar, tem que ter ambiente e isso nada tem a ver com o laxismo de certos pais e do Governo Regional.

Agora, parece que o professor também é banco da Secretaria, sim é verdade haver junção de dinheiro para comprar bens que a secretaria deveria comprar, pelo menos na minha escola acontece. Sim é verdade isto do Erasmus e, quantas e quantas vezes temos que fazer milagres, porque as bestas dos governantes têm conta aberta nas agências suas amigas mas, para o projecto Erasmus, para marcar passagens atempadas e a bom preço, é preciso pagar e se, o dinheiro que dão é pouco e ainda por cima tarde, como querem milagres com grupos, para boas tarifas e haver lugares? Quantas vezes nós é que juntamos dinheiro, arriscando para poder viabilizar e não dar uma grande desilusão aos alunos?! Alguém já pensou na responsabilidade de um professor em viagem, com os seus alunos, caso aconteça alguma coisa com esta secretaria a trabalhar assim no apoio?

Estas bestas da política não merecem os profissionais que têm. Quando puder também me reformo, FARTO DISTO. Vá se pavonear Jorge Carvalho, vá e não volte! Mande de vez a senhora que lhe guarda o lugar no Liceu e desapareça de secretário! Têm sido mandatos medíocres de um pavão perseguidor!

Aí temos muitas férias?! Temos em casa uma máquina que prepara aulas e corrige testes? E quanto tempo se leva a inventar décimas para conseguir as notas que a secretaria quer? O esforço é sempre do professor?! E volto a perguntar, porque fogem os amiguinhos do poder do ensino, dar aulas? Porque fogem outros iguais dos sindicatos? Porque há falta de professores e vai haver mais? Depois a política ensina a ser quenga ou uma besta com concurso à medida?

É verdade isto da Carta do Leitor, porque é que o dinheiro tem que passar pela secretaria? É para rodar como nas dotações financeiras das escolas que muitas vezes voltam à secretaria para retornar à escola? Para fingir movimentos? Para reprogramar prioridades num governo que não aposta no ensino? Ensino não é escola de betão, isto é igual ao hospital novo, construam mas com a gestão que temos o desastre vai continuar o mesmo!

Para ganhar a vida o professor deve roubar pedras e calhaus às ribeiras e à praia ou vender poncha nas barraquinhas? Não tem muito que se diga sobre os negócios que enriquecem nesta terra? Tanto cinismo!


Erasmus + e a falta de vergonha do Governo

26 FEV 2020 / 02:00 H

Programas Erasmus + : Cada vez mais se vê os agentes políticos a dar uma maior ênfase a este tipo de programas. A incentivar as escolas, professores, alunos e encarregados de educação a participarem e/ou desenvolverem projectos neste âmbito. O Governo Regional, através das suas Secretarias, desenvolve acções de sensibilização e formação para quem queira desenvolver estes projectos. Na própria comunicação social fazem apelos à sua importância... Eu próprio estou envolvido num Projeto Erasmus +. E o que venho aqui contar é Alarmante e Preocupante.

As verbas (que vêm das agências nacionais, Comunidade Europeia), que fazem parte dos orçamentos dos projectos e que são essenciais para o desenvolvimento dos mesmos, estão a ficar retidas pelo Governo Regional. Nós (professores) estamos a pagar as despesas do próprio bolso para que essas actividades se desenvolvam, porque o Governo Regional não disponibiliza as verbas necessárias (relembro que o dinheiro não é do Governo Regional, não faz parte do seu orçamento, são fundos comunitários).

Eu já gastei mais de 1000€ do meu bolso... não sou caso único... existem mais projectos na mesma situação. Em que para se realizarem as mobilidades os professores é que estão a suportar as despesas... Porque o fazemos? Porque assumimos um compromisso com os restantes parceiros europeus... E se não se fizerem as actividades planeadas é a nossa reputação (e da escola) que fica em causa (e quem não realizar o que está planeado, tem que devolver a verba que estava alocada a essa actividade). Que vergonha é esta.... Nós é que temos que gastar do nosso dinheiro, quando este existe mas o Governo Regional não desbloqueia as verbas... Já telefonei... tantas vezes... desde o início do ano e até agora... ZERO... Nada... Dizem, “professor fique descansado que não vai ficar sem o dinheiro....” Não vou???? Eu já estou sem ele... há mais de um mês.... 

O final do mês aproxima-se... tenho empréstimo da casa para pagar... seguros... despesas fixas... e dinheiro??? quem vai pagar as minhas contas??? Eu não me posso dar ao luxo (como se dá o Governo Regional), de no próximo dia 3 de Março chegar ao banco e dizer: “Não pago agora o empréstimo mas, não se preocupem que não vão ficar sem ele...”, depois ir ao mediador de seguros e dizer o mesmo... e por aí adiante... O Governo Regional que seja sério naquilo que é a sua competência, que não brinque com o dinheiro que não é seu... que não brinque com o trabalho dos outros... Assim não, assim não vale a pena o esforço... Ou será que estão à espera de ficar com esse dinheiro?

P.S.: Estas verbas nem deviam ir para as contas bancárias do Governo, deviam ficar nas escolas que estão a desenvolver/participar neste projectos.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 26 de Fevereiro 2020 14:13
Todos os elementos enviados pelo autor.