Como nasce um DDT?


Minha mulher ressonava que até levantava as telhas da casa ... e as do vizinho também. Sem mais do que fazer, pensei em afogá-la com um lenço na boca, pensei outra vez e desta foi a contar carneirinhos, isto de andar na Cancela e ver político de bólide é frustrante, por isso decidi-me por pensar como nasce um DDT na Madeira. Até porque depois de acordada minha mulher é uma santa, tenho um problema inverso de muitos.

A questão é esta, será que há algum que vai reunir todos estes malabarismos? Já falo de DDT's, é um termo que me lembra a "remédio", se fosse o de canas limpava-se unas quantos de uma vez.

Aqui vamos. Primeiro, todos pagam a segurança social? Claramente que não, há dois pesos e uma medida na Segurança Social, os nomes dos devedores ricos de regime não saem e já estão todos com as calças na mão porque a justiça vai actuar por terem deixado de caducar os prazos para reclamar as dívidas de alguns. Será? O "Aluciquerque" se ver isso ainda lhes dá um louvor à canhão. Não sei como isto é possível, de se chegar e de caducar.

Todos pagam bem aos funcionários? Não me faças rir. Há um que paga o que quer na hotelaria, se o funcionário reclama, o animal que se dá bem com o Albuquerque actua como um bicho sobre a Inspecção de Trabalho. Há outro que tinha contratos diários nos portos, uma coisa de rir, até onde pode chegar a avareza, como é possível?

E aqueles que tomam conta de espaços públicos, da televisão local, etc, porque ninguém chama a atenção e depois de anos parece que ficaram com as coisas por usurpação, por costume, e tudo isso vale dinheiro tal como dizem valer o tempo mas também posse indevida ainda gera mais lucros.

E concursos? Concorrência leal? Já não pego no sono mais por me rir do que a minha mulher a levantar telhas. O madeirense está calejado de saber que há umas empresas que se fizeram do PSD, foram se aproximando, ficaram perto, arrastaram bem a asa, ofereceram dinheiro para isto e aquilo, ficaram amigas, cúmplices e esquemáticas, uns e outros sentiram cada vez mais a necessidade de repetir a dose, até que ficou a dose, é regra dar a este e aquele.

Como os outros não dormem, há mais a quem o Governo é obrigado a dar. Por isso se chega a concursos de amigos que decidem quem ganha a cada vez. É um regalo, funciona e todos estão satisfeitos. Mas depois os outros que eram só empresários pensaram, ó diacho, então há um que está na política e nos negócios e vê o jogo todo, porque não fazer o mesmo?

Foi então que começaram a aparecer os vendidos mandaretes das empresas de regime, muito queridos, que entravam nas listas a troco de apoios nas campanhas. Resultou e cada vez havia mais para gozar dos que faziam campanhas a sonhar com um tachinho.

Eleição após eleição foram somando e hoje em dia as empresas do regime tomaram conta do Governo, até têm um vice com secretários amestrados, deputados grãos de areia e um Presidente rico com dívidas pagas. Há uma empresa que tem o software de lançar concursos, de gerir o software e de concorrer, ó diacho ... sempre a mesma. é tipo Secretário, Professor e Aluno, nota garantida e ainda vai ao Web "Some-te" ... de vez. Se falas alto levas com o Jornal dele em cima.

A partir daqui, você é um escravo deles e a democracia uma palhaçada, o programa eleitoral é uma parte do gamanço disponibilizado para comprar votos, venham para a máfia no bom sentido. Alguns contentes e muito agradecidos nem sabem que pagam até muito mais através dos descontos nos impostos.

Minha mulher amainou a britadeira de pedra roubada, olha ... outra maneira de chegar a DDT ... vou dormir um nadinha, é que anda tudo a dormir, os políticos, a Justiça, o eleitor, menos eu.

Roncopatia e síndrome de apneia obstrutiva do sono são problemas comuns na população mas com umas chapadas vai ao lugar. Não sei se me fiz entender aos DDTs ...

Luís Sttau Monteiro