O que são árvores exóticas?


Boa tarde,

sei que a malta louca a afiar facas quando se trata do PSD mas é preciso não cair na tentação de tudo criticar. O termo "árvores exóticas" parece que nos enviam para madeiras nobres da Amazónia, nada disso, o trabalho está a ser bem feito, são: pinheiros, eucaliptos e acácias.

Um excerto para ler:

"Os incêndios florestais não são catástrofes exclusivamente naturais, porque nesta ilha não há qualquer registo histórico dum fogo provocado por trovoadas secas. Os fogos na Madeira são sempre de origem humana (crime e queimadas negligentes) e normalmente começam em  matagais ou florestas de árvores exóticas (eucaliptos, acácias, pinheiros), nos dias em que os ventos de leste provocam temperaturas acima dos 30ºC e valores muito baixos de humidade relativa (inferiores a 30 %), propagando-se posteriormente para as áreas de florestas indígenas. Foi o que aconteceu, por exemplo em agosto de 1974, em agosto de 1976, em setembro de 1988 e em agosto de 2010. 

A desejável redução dos focos de incêndio só acontecerá quando, as matas de exóticas infestantes e os matagais forem limpos periodicamente ou substituídos por prados. A biomassa poderá ser utilizada na produção de eletricidade e os prados poderão ser valorizados com a apascentação sustentável de gado ovino."

Raimundo Quintal
"Uma experiência de recuperação de biodiversidade"

Continuem o Vosso trabalho, estou a gostar.
Isto era de ler também: LINK

Enviado por Denúncia Anónima 
Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 18:53
Título, texto e excerto enviados pelo autor. Ilustração CM.