Atenção a 2 pormenores do fogo de artifício


Quero usar o CM para pedir um favor às pessoas que como eu festejam a passagem de ano, com ou sem fogos de artifício, a todos que só observam mais podem ter uma acção importante. Temos visto que apesar de termos passado há pouco tempo por uma semana chuvosa, alguns incêndios ocorreram na zona oeste e um deles foi com um balão de ar quente. Significa que a vegetação apta para ignição a incêndios. Acontece que os fogos de artifício têm uma intensidade extrema para queimar, a oportunidade para incêndios aumenta.

A orientação e vigilância do fogo de artifício

Não atire ou aponte fogo de artifício para o mato ou materiais inflamáveis como o plástico, este depois de derretido e em combustão não é fácil de apagar. Está previsto para a hora da passagem de ano um vento fraco entre os 12 a 15km/h, bom para dissipar um pouco o fumo para não abafar o espectáculo. Digo isto porque sem querer pode ver o seu fogo ir para sítios inconvenientes, para onde não estava à espera, mesmo que não queria, não pense só onde dá o fogo mas para onde se dirige! É preciso prestar atenção ao fogo, ao meio circundante e a orientação do mesmo.

Preste atenção, durante a queima do fogo do GR, para a situação de algumas queimas se atrasarem e chegarem ao chão a arder. Todos os anos há episódios mas com a secura crescente o perigo aumenta.

Não beba se vai lançar fogos e, se algum não correr bem, atire para um local seguro com água. Deve ter lume para acender mas um plano de fuga e água por perto no lançamento dos seus fogos. Fogo de artifício é um entretenimento que pode chegar aos 1000ºC.

Os animais domésticos

O barulho dos fogos de artifício deixa os animais desesperados mas nem todos reagem da mesma forma. Eles fogem, têm ataques de pânico e magoam-se, têm desmaios, a dimensão do stress pelos ruídos dos fogos pode gerar, ansiedade, vómitos, medo, convulsões, taquicardia, etc. Apesar de tudo, não dê sedativos ao seu animal.

O que fazer?

Enquanto não se evoluir para fogo sem ruído, como em Itália, o ideal para ultrapassar o momento era o dono do animal estar próximo, em local tranquilo ou a mostrar tranquilidade. Se quer se privar do espectáculo ou tem condições de ver na sua residência, feche portas e janelas e tente evitar a entrada do som calafetando de forma rudimentar (cobertor ou fita cola nas frestas). Adopte uma postura fazendo de conta que nada está acontecendo. Brinque com ele, dê um petisco, tente distrair. Nunca deixe seu cão ou gato sozinho no momento da queima de fogos de artifício. Se tem como reproduzir na TV queima de fogos, tire um tempo para nos dias precedentes ambientar o animal. No próprio dia aumente gradualmente o volume do seu televisor para se acostumar a ruídos altos, de preferência onde vai estar aquando do espectáculo de fogo de artifício. Coloque em canal que acompanhe os fogos de outros fusos horários.

A técnica de cansar (cão ou gato) e dar uma refeição das que mais gosta é boa preparação. Se tem um cão, faça um passeio mais longo. Se tem um gato, aproveite o dia para brincar muito, fazê-lo pular e cansar. Adopte refeições sem exagero na manhã e à tarde do dia 31 e à noite ofereça uma mega refeição, com alimentos que sabe que adora. É para induzir cansaço e sonolência para menos reacção aos estalos do fogo de artifício.

Crie e acostume o animal a um sítio SOS seguro, talvez já o tenha, é para onde foge quando há anormalidades em casa.

Dois pormenores graves

Mortes por enforcamento na própria coleira quando não conseguem tirá-la para fugir. Quando se atiram de janelas no instinto de fugir, atravessando portas de vidro, batendo com a cabeça nas paredes, ficando entalados em grades. Os ferimentos graves, quando são atingidos por foguetes, ou, sem saberem, quando abocanham algo que julgam ser ameaça ou um brinquedo e afinal é fogo de artifício.

Agradecida pela vossa atenção e ao CM.

Enviado por Denúncia Anónima 
Sábado, 28 de Dezembro de 2019 11:37
Título e texto pelo autor. Ilustração CM.