Posse Administrativa do GR impede feiras da CMF em Janeiro


Agradecia a publicação desta carta que infelizmente parece que só posso mandar para aí devido ao anonimato, porque se me identificar certamente vou ser prejudicado ainda mais! Quando se cega por objectivos políticos e só se pensa governar para a sua clientela dão-se situações como esta que vou relatar.

A vida está a se tornar insuportável para quem não tem um emprego de ordenado certo no final do mês e tem que trabalhar para poder sobreviver. E os políticos madeirenses cada vez mais não ajudam quem vive do seu trabalho !

O exemplo mais recente vem a última briga e entre o Governo Regional e a Câmara Municipal do Funchal para ver quem mandava na Avenida Arriaga (fundamentos aqui). No meio desta conversa de quem é que tem mais poder, aparentemente ganhou o Governo regional pela Secretaria do Turismo e do seu secretário, Sr. Eduardo Jesus, ao determinar "restrições de utilidade pública ao domínio público municipal impondo a utilização pela região da placa central da Avenida Arriaga entre a Sé até à rotunda do Infante até final do mês de Janeiro de 2020".

O senhor Secretário Regional do Turismo, numa decisão de prolongar até final de Janeiro estas restrições (numa altura em que ninguém celebra o Natal) acabou com todas as licenças de feiras semanais que mensalmente são emitidas pela CMF para o Jardim Municipal. Para Janeiro a CMF já recusou todas as licenças pois refere que já não tem autoridade sobre o Jardim Municipal.

A decisão está tão errada que agora se pergunta se a Posse Administrativa acaba mesmo no fim de Janeiro ou se, com o bico doce das festas de Natal e fim de ano, vão agora também querer fazer o Carnaval com outra tomada de Posse Administrativa. Se ocorrer, o Governo Regional volta a só governar para as suas clientelas, se não ocorrer, pergunta-se o que impediu de chegar a uma acordo com a CMF para as festas do fim de ano. Se desejam a resposta, a pressão da clientela partidária. Apanharam o gosto e vão escorraçar os feirantes de todo o ano? Sou obrigado a ter esta pergunta na cabeça. Como não reagiria o GR se lhe fizessem o mesmo desde Lisboa? Furibundo com certeza. 

Com esta decisão do senhor Secretário do Turismo, dezenas de famílias que sobrevivem com a actividade destas feiras vêm reduzidas para menos de metade pois além do Jardim Municipal ficar interdito, a CMF vê-se obrigada a gerir o único espaço disponível no Almirante Reis pelas várias organizações e em menos dias.

Este tipo de ações, tomadas em gabinetes fechados, onde aparentemente a luta política entre partidos é a única preocupação na hora de tomar decisões que afectam a vida das pessoas, leva-me realmente a acreditar que não elegemos pessoas para nos desenvolvermos mas sim para eles arrumarem a sua própria vida.

Espero que ainda haja uma réstia de lucidez e toda esta situação possa ser remediada. A Secretaria do Turismo pode e tem a capacidade de minimizar este erro! Este governo não pode estar sempre a dizer que defende a Madeira e os madeirenses quando governa para os seus e odeia e ostraciza os outros, tornando madeirenses iguais a outros nuns excomungados da governação regional.

Enviado por Denúncia Anónima 
Terça-feira, 31 de Dezembro de 2019 10:21
Todos os elementos enviados pelo autor.