O tachismo chegou à decisão de quem vive e quem morre


As nomeações políticas

Eu sou um dos que criticam a nomeação de Mário Pereira, mas eu faço-o por discordar de nomeações políticas para cargos técnicos.

Incrivelmente (ou não tão incrivelmente) as acusações que impedem sobre esse médico são muito semelhantes às que José Manuel Rodrigues foi alvo quando foi proposto para liderar a Assembleia Legislativa Regional.
A missão do diretor clínico é coordenar a atividade do corpo clínico e fazer o elo entre este e a administração, tendo em vista cumprir os objetivos do serviço."
Isto significa que o diretor clínico tem o poder de dizer quais são os doentes que devem ter direito a ser tratados quando os tratamentos são caros.

Ninguém se engane há terapias que só alguns têm direito.


2 - Compete ao director clínico a direcção da produção clínica do SAÚDERAM, E. P. E., que compreende a coordenação da assistência prestada aos doentes e a qualidade, correcção e prontidão dos cuidados de saúde prestados, designadamente: (...)
c) Propor medidas necessárias à melhoria das estruturas organizativas, funcionais e físicas dos serviços de acção médica, dentro de parâmetros de eficiência e eficácia reconhecidos, que produzam os melhores resultados face às tecnologias disponíveis;
d) Aprovar as orientações clínicas relativas à prescrição de medicamentos e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, bem como os protocolos clínicos adequados às patologias mais frequentes, respondendo perante o conselho de administração pela sua adequação em termos de qualidade e de custo-benefício (...)
g) Decidir sobre conflitos de natureza técnica entre serviços de acção médica; (...)
i) Participar na gestão do pessoal médico, designadamente nos processos de admissão e mobilidade interna, ouvidos os respectivos responsáveis pelos serviços;
j) Velar pela constante actualização do pessoal médico;

Entendi destes artigos que o diretor clínico:
c) propõe a organização de serviços do SESARAM, o espaço disponível para cada um dos serviços, e a aquisição de equipamentos;
d) escolhe os medicamentos a comprar e como devem ser utilizados. Também decide entre ter serviços internos e contratação de meios de diagnóstico.
g) é o juiz dos conflitos entre serviços médicos;
i) participa na contratação de médicos;
j) decide quem tem formações e quem não tem. Obviamente, a longo prazo isso tem efeitos na remuneração e empregabilidade dos médicos atingidos.

Penso que não tenho que explicar que o diretor clínico está em posição de estragar muitos "negócios" ...

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 8 de Fevereiro 2020 09:36 / 11:08
Texto e subtítulo enviados pelo autor. Título e ilustração CM.


É verdade que há saúde de primeira e de segunda na Pública. É verdade que alguns socorrem-se da Presidência para ter acesso a tratamento. É verdade que há muito dinheiro para enriquecer as elites do PSD mas que se raciona na Saúde para além de todos verificarem o estado em que está. É verdade que a política vai entrar na decisão de quem morre ou vive, tal como se tenta decidir quem vai a Tribunal. É o fim de decência e do Estado de Direito.


Este tema deveria ser mais debatido no CM, encorajamos a que escrevam.