A boa série da RTP que não digo o nome


Ontem começou uma série que promete ou pelo menos a RTP1 quer que vingue pelo investimento feito. É desejo da RTP internacionalizar a série, pelo menos foi o que disseram mas, se no mercado interno não for visto o que pensará o mercado internacional com tanta oferta mais popular?

Sou autor de um blogue e a primeira situação em que pensei foi de divulgar a série enquanto paralelamente contava o que sei daquela era, digamos que é o meu contributo para que o conhecimento passe a outros com Direitos de Autor "livre". É que se eu criar algo e ser legalmente cumpridor, entrando por todo tipo de legislação que criaram, própria de burocratas que não andam nestas coisas, o meu insucesso está traçado. Vamos lá ver uma coisa, a criação só tem sucesso, é elogiada e respeitada se for divulgada.

Na referida série da RTP, que ontem começou, * *****, se eu tivesse a oportunidade de embeber numa publicação da minha autoria, no meu blogue, estaria a promover a série pelos meus seguidores, alguns já não ligam à TV. Acrescentaria o meu saber que penso também valer tanto como o que a RTP divulga mas com menos meios, sobretudo o que também se passou na Madeira. Esse era o meu foco.

Estive umas boas horas a pensar nisto e até em matéria de Direitos de Autor e a legislação atrofiante deve ser mudada aproveitando a lição do Covid-19. Existe gente, sobretudo nova, que procura o que lhe apetece e não estão para estar a esperar pelas TVs e estas, se não se adaptam, estão condenadas.

A nova era de canais de pacote dá-nos um Canal História com ferreiros a bater ferro quente a toda a hora. A National Geographic ensina-nos como ser bandidos, na prisão, como produzir droga e como distribuir, como passar pelos aeroportos. O Odisseia é para curiosidades baratas, até programas de climas severos retirados, imaginem, do Youtube. Que inovação, "impressionistas" baratos com a adição de comentário. Caramba, não é mais ou menos o que ia fazer no meu blogue? Podíamos falar de outros canais, os generalistas são a estupidificação da sociedade onde até o Primeiro Ministro vai fazer comunicações ao país no Programa da Cristina.

A legislação que criaram é inimiga da criação mais do que combate a pirataria. Não ajuda em absoluto levar a cultura no formato que os jovens consomem. Estamos a cair na ignorância severa. Se tu tens a melhor vacina de Covid-19 do mundo, já, e a mantiveres em casa em segredo nunca serás reconhecido nem útil e digamos que respeitaste a legislação toda omitindo, sendo egoísta. Vacinas-te e o resto que se ...

A RTP é a Rádio e Televisão de Portugal que quer contar pelo ecrã uma parte da história de Portugal, não sei se ficcionada ou romantizada, enquanto TV pública deveria ter outra abertura. Afinal, embeber num blogue só faz a contagem na origem (RTP) crescer e não tira o mérito a ninguém. Coisas da estupidez das grandes empresas impessoais, sem contacto com a realidade e que decidem que é assim e acabou. É uma enfermidade, ou melhor, um vírus das grandes empresas, sem contactos directos, de respostas em que escolhes o que te dão a responder, em que se fores criativo não tens sucesso.

O resultado dos meus pensamentos foi omitir o nome da série, não usar o que a ditadura informativa ou de programação me impinge para ter a certeza que não infrinjo a lei. É o reverso da medalha. Vou reter os meus conhecimentos para permitir que o Canal História continue a bater ferro quente, a RTP1 a tentar fazer de Canal História e a malta nova siga os seus caminhos de realidade virtual. Assim se constrói uma sociedade alienada que não conhece a Segunda Guerra Mundial, o que motivou e o aconteceu, para voltarem a cometer os mesmos erros, coisa que já se vê com a xenofobia na Região Autónoma da Madeira. Parece que todas as bestas chegaram ao poder, o que nos espera?

Devemos deixar de ser a caridade dos grandes, querem divulgação agora há tabela de preços.

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 9 de Abril 2020 10:36
Todos os elementos enviados pelo autor.