Os assintomáticos atacarão quando baixarmos a guarda


Bom dia a todos, antes de mais ...

O Iasaúde desapareceu?

O líder do IaSaúde parece estar no lote dos entendidos como inúteis, quando o homem até tem valor. Desapareceu do mapa em favor de uma "pivot de telejornal". As conferências de imprensa tornaram-se enfadonhas e desacreditadas com o Secretário da Saúde a fazer de publicitário, entendendo que deve dar respostas espertalhonas que fogem às questões. Se estivesse em teste chumbava ... não responde, para além de não se guiar pelo lema de transparência do Presidente do país. Aquele que não passa na Madeira.

Estamos a entrar numa era de exigência que não se coaduna com a baixa capacidade de governação orientada para o marketing pessoal e de governação onde nada de palpável existe. Os jornalistas não põem à prova o Governo Regional mas também quando há uma boa pergunta o secretário sabota.

A RTP-M está a fazer programas didácticos mas não belisca um milímetro a acção do governo e, a cereja no topo do bolo, é a não transmissão de comunicações importantes ao país do Presidente da República e do Primeiro Ministro. Gostei de ver, finalmente, a actuação do Representante da República.

Será que o madeirense ainda não percebeu que está a consumir marketing? Estou a escrever porque vi a sondagem do CM, não é nada inocente a segunda opção de resposta "sem testes não há verdade". Uma terra que fechou o aeroporto e permitiu as obras durante umas semanas não está em contradição?  Ou é mesmo a xenofobia que crê ser um Povo Superior? E como se sabe que este é o verdadeiro panorama do Covid-19 na Região se poucos testes são feitos?

Estamos a criar uma situação em que os infectados assintomáticos (*), por não terem sido detectados, vão provocar a verdadeira avalanche quando baixarmos a guarda com fé de que os números são verdadeiros. Aí descobrimos a verdade sobre a doença na Região e o estado da Saúde Pública que bem evitam que fique em stress, a estratégia tem um calcanhar de Aquiles.

Uma pesquisa publicada na revista científica Science demonstrou que 76% dos casos confirmados de Covid-19 contraíram a doença de pessoas sem sintomas ou não diagnosticadas. O vírus demora, em média, 6,6 dias para manifestar sintomas - isso quando apresenta.

Nesse período, a pesquisa aponta que a taxa de transmissão de cada pessoa assintomática para os casos documentados é de 55%.

"Essas infecções não documentadas geralmente apresentam sintomas leves, limitados ou inexistentes e, portanto, não são reconhecidas. Dependendo de sua contagiosidade e número, podem expor uma parcela muito maior da população ao vírus do que ocorreria de outra maneira", alertam os cientistas. Eles estimam que 86% das pessoas contagiadas não foram documentadas.

* Portador de uma doença ou infecção que não exibe sintomas.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 3 de Abril 2020 10:37
Todos os elementos enviados pelo autor.