"Paguem o que é nosso"

A Alemanha cresceu porque lhe perdoaram a dívida. OK, Guterres perdoou a dívida à Madeira e fizeram outra muito maior ... e não cresceu.

Quem tem dívidas não gastou mais do que devia, inclusive "vendendo" a autoridade das gerações vindouras para decidirem o seu futuro, vergadas à dívida? Não foi o egoísmo de alguns que quiseram viver já, com tudo para si, até o que pertence ao futuro? E foi o povo? Não! Foi meia dúzia!

Onde é que o Regionalismo do PSD favorece a população e não é instrumento para os burgueses da Madeira continuarem na boa vida e no gamanço?

Por estes dias notam-se divergências agudas entre os países do norte e do sul para um acordo que permita financiar o relançamento da economia da Europa, país a país. Os do norte são severos e intransigentes, os do sul ameaçam com a falta de solidariedade e com os nacionalismos que dizem que vão crescer. Na Madeira, o sucedâneo é o regionalismo exacerbado com gritos e selvajaria. Quem tem razão?

Dizer aos do norte que não são solidários talvez seja injustiça, porque estamos a quente e na aflição, a renegar mais de 3 décadas que nos enviaram dinheiro e construímos o desenvolvimento que quisemos. Ninguém ordenou nada. Caso a caso foi aprovado, financiado em alta percentagem, os célebres 80% ou mais. Fizemos obra acompanhada de dívida mas, não se quis elevar o conhecimento dos madeirenses nem o seu nível de vida. Sempre como quisemos, votamos nos mesmos e eles enriqueceram os mesmos porque acharam que estavam bem. O povo é soberano e votou. Disse que sim.

Por estes dias tenho lido "paguem o que é nosso" de alguns elementos social-democratas e eu não entendo bem o que isso significa. Será que a Região tinha uma conta bancária recheada e algum banco faliu e ficou com o dinheiro e somos todos uns lesados? Emprestamos dinheiro à República e ela não nos pagou capital e juros? Mas afinal o que temos? Riquezas minerais, que saiba só natural e paisagem mas a ser destruída pelo betão do quero, mando e posso. Temos riqueza intelectual, como? ... se eles emigram sem soluções de emprego na Região que contempla só os lambe-botas, muitas vezes os piores avaliados pelo ensino? Tudo é faz de conta. Temos uma diplomacia e boas relações com ... insultos? Quem fica para ouvir? Agora vou acertar, a riqueza é no Turismo, na única Região que mingava apesar de se deliciar com galardões, depois veio o Covid ... a xenofobia ... e ainda estamos para descobrir a imensurável desgraça provocada.

"Paguem o que é nosso"? O que poderá ser? Os impostos não estão a chegar aos cofres do Governo Regional? Será que a república faz como o GR? O IRS não chega aos municípios, os orçamentos são chumbados, os contrato-programa é só para áreas laranja ... Por aqui também não é.

Será uma contabilidade oriunda dos livros do falecido historiador do regime? Qual será a fórmula?

Poderíamos estar aqui o resto do dia. O problema é verborreia, arrogância e insolência. Quem nada tem a perder diz o que lhe apetece pela boca fora mas ouve quem quer. O contador não está sempre a zeros na Madeira. Insultos e corrupção geram desconfiança e esta é uma altura singular onde é preciso confiar para soluções práticas mas, a Madeira não construiu concórdia e boas relações. Construiu dívida que deveria render soluções. Temos muito betão. Um CINM que lava dinheiro de cleptocracias, armas e droga ... também dá um jeito a alguns locais. Um banco do Lava-Jato. Um Governo mal educado de meninos mimados e vingativos, ardilosos. Um historial de dívidas, até escondidas do próprio estado. Temos corrupção e compadrio.

Com quem vamos negociar? Não falo dos outros, falo de nós! Qual o elemento credível que vai para negociação? No Governo e na oposição. Lamentavelmente com a idoneidade em baixo, a imagem do que existe é péssima. Por isso não há confiança. Mas tudo está certo, houve eleições livres e democráticas. E continuamos a berrar ...

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 8 de Abril 2020 18:23
Todos os elementos enviados pelo autor.