Aquicultura não obrigado!


Estamos sempre atrasados em tudo e depois quando já está condenado é que começamos para servir de último reduto para escoar stocks de jaulas, rações, antibióticos. Raio de povo tão superior que chega sempre atrasado e copia mal. De facto as jaulas já foram muito populares e ainda são, até que o negócio amadureceu e começou a dar vários sinais a produtores e consumidores. Aos produtores que afinal o mar aberto não significa isenção de doenças, a concentração do peixe é um problema e afinal não comemos algo natural mas sim industrial, carregado de porcarias como qualquer outro produto. Na opinião pública e consumidores a impressão é naturalmente pior e a rejeição aumenta a cada dia.

Meus amigos, a finalidade dos produtores e comerciantes, como as grandes cadeias, está em obter um produto barato para o poder de compra que temos, tão barato que podem meter uma boa margem em cima que ainda impressiona o cliente pelo preço. Tudo o que é processado ou intensivo nunca fez bem à Saúde, só ajuda ao problema de alimentar pessoas a mais em cima do planeta. Com as alterações climáticas sabemos que temos de mudar hábitos, a pesca intensiva é um facto que está a destruir os oceanos, a acabar com a biodiversidade tal como em terra mas, a aquicultura "queima" e não é solução. Temos que evoluir.

Não é do domínio público mas, esta guerra da aquicultura ainda vai no adro, porque está projectado o crescimento com o beneplácito político que nunca augura boa coisa pelos interesses instalados. Relativamente à dourada estamos ainda na fase inicial, o projectado é mais do que octuplicar as jaulas até atingir 5000 toneladas de produção. Sabemos que acaba sempre por crescer mais se der "dinheiro". Se há guerra entre a população e as intenções do governo, também há guerra entre dois interessados concorrentes da aquicultura que, sendo próximos do PSD, um "de rabo" e outro a mover influências, já se prevê como mais uma área de "negociata" com o habitual fechar de olhos.

Depois destas condições pergunta-se: - afinal qual a aposta no turismo? Lutem enquanto não blindam tudo ...
Nos ambientes marinhos, a aquicultura é feita em ambientes abertos com a presença de outros animais, além daqueles da criação de interesse. Em muitos casos, os produtos são aplicados intensivamente, ou seja, num curto período de tempo, causando assim danos à totalidade da comunidade aquática, inclusive podendo este produto ser biomagnificado (aumento da concentração do produto a cada nível da cadeia alimentar). O problema ainda pode ser maior quando os ambientes onde são cultivados os organismos se encontram próximos de rios, riachos ou praias."

Peço ao CM a publicação do Prós e Contras da Aquicultura na RTP Madeira de 2018.


É que depois disto tudo, mesmo levando vida regrada e longe destas porcarias depois temos um serviço de Saúde regional miserável, por isso na prevenção está o ganho. Aquicultura não obrigado!

Link
Agradeço a vossa disponibilidade em publicar este meu texto.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 28 de Janeiro 2020 13:17
Todos os elementos enviados pelo autor. O autor avisa que o cartoon é do Diário de Notícias e que foi alterado por ele. Também envio o link do vídeo.

Leitura recomendada:
A Aquicultura já representa quase metade de todo o peixe e marisco consumidos no planeta