A Lagoa do Lugar de Baixo


Esta era e é a única lagoa de água salgada existente na Madeira, baixa e enche com as marés. É esta a verdadeira, mas sem água doce como canalizaram para lá para ser o esgoto e onde as aves nidificavam. Eram ervas altas e os juncos que foram arrancados e substituídos por cana vieira. Foi feita uma plantação agora. Pegaram-lhes lume e então agora como vai ser?

Estas fotografias eram a realidade. Vejam bem!!!"

É desta forma que os moradores próximos à Lagoa do Lugar de Baixo vêem as ações que decorrem do processo de limpeza (?) desta Lagoa que, ao longo dos anos, tem vindo a degradar-se, sendo até um "esgoto a céu aberto". 

A indignação de quem ali reside é clara: ao longo dos anos o abandono foi certo. A degradação ambiental é uma realidade. Mas que projeto está delineado para esta ("a nossa") Lagoa? 

"É a atear fogo, pela calada da noite para que ninguém veja, que se vai resolver esta situação? E a dignidade da nossa Natureza? A defesa da nossa biodiversidade? E da nossa paisagem natural? E o respeito por todos nós?"



Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 31 de Janeiro 2020 15:38
Texto e imagens enviadas pelo Autor. Prescindimos de uma imagem com má qualidade mas que consta no último postal no canto inferior direito. Título CM.