Ameaça séria ao fogo da passagem de ano na Madeira


Quero dar os parabéns ao CM porque o conjunto de pessoas que vão publicando neste site, desprendidas de interesses e a falar sem rodeios, muitas vezes antecipam o que vai acontecer ou até dão ideias à nossa comunicação social "oficial". Por profissão, tenho que estar atento a esta temática e tem me feito impressão como estão actualizados, ou as pessoas que escrevem estão actualizadas. Em contraponto, os nossos governantes são de uma inépcia total a confiar na sorte.

Diversas ameaças correm sobre a nossa passagem de ano, não só no que diz respeito às cargas explosivas mas também à poluição, muito evidente este ano (poluição de fogo e navios foi monumental), e a condenação generalizada, que vai alastrando na Europa, sobre este tipo de espetáculo. Não tenham dúvidas que o espetáculo esta ferido de morte, mesmo que lhe pintem a coisa por meia dose. Para quem desde a sua existência não se vê outra forma de passar o ano é uma tristeza e, em abono da verdade, é esse o chamariz da concentração de paquetes de cruzeiro. Um espetáculo de menor amplitude não os convenceria a vir nem seria viável.

Sob o ponto de vista turístico, temos nova ameaça que nos pode cortar significativamente os turistas no principal cartaz turístico. Para piorar a situação, não reconheço a este Governo, em especial ao Secretário do Turismo ou na Associação de Promoção da Madeira, qualquer rasgo de inovação ou capacidade para dar a volta. Temos a maldita mania de se fiar na Virgem e nem sabemos correr na hora certa, vamos desvalorizando, em permanente estado de negação, depois somos apanhados desprevenidos. A redução de voos para a Madeira é um perfeito exemplo, parece que o Brexit só aconteceu para a região.

É preciso um plano de alteração convincente para a nossa passagem de ano, de modo a não defraudar os turistas e isso é um grande desafio. Talvez tenhamos que partir para um fogo de maior qualidade, mais artístico, em vez de só balonas e explosões mas, não é suficiente porque a dimensão vai reduzir e naturalmente o impacto.

Em situações de exigência é que vemos onde andam os melhores e, nestes desafios do foro da competição internacional por turistas, não temos dado cartas nenhumas, o que me faz temer pela solução da passagem de ano.

Mais uma vez, parabéns ao CM por antecipar os debates sem rodeios.


Enviado por Denúncia Anónima 
Quarta-feira, 22 de Janeiro 2020 13:11
Todos os elementos enviados pelo autor.