MPM - Madeira Pica Miolos


Sou do partido MPM - Madeira Pica Miolos.

Vivo num apartamento arrendado na zona da Casa Branca. Quando vim ver o apartamento pareceu-me boa escolha, com tudo ao pé, padaria, supermercado, restaurantes, correio, tudo, não preciso ir ao Funchal, menos despesas de deslocação que depois compensam para a renda. Os meses foram se passando e dou de caras com aquilo que não se vê numa visita, se calhar até escolheram a melhor hora.

Acordo de manhã com uma destas 4 situações, raramente ao natural, sempre com um indivíduo a fumar e a escarrar permanentemente para a relva onde depois os putos vão brincar, com um cão que ninguém educou num apartamento do prédio ou com a máquina de cortar relva. Sim, pelas 7 da manhã arranca o festival. Há um padeiro que avisa da presença buzinando porta a porta. Nestas semanas, mais tarde, é os carros de megafone de campanha eleitoral, vota! ... o raio que vos parta!

Esta zona está em obras, que andam muito lentas, tão lentas como quando foi na Estrada Monumental. Antes de abrir as escolas a vizinhança "rezava" para que terminassem antes. Não aconteceu e a via estruturante que é a João Paulo II foi caos atrás de caos. Quem vive nesta zona sabe, por experiência, que o Funchal é gerido por um bando de idiotas que acham que vão fechar ruas e estradas e que a cidade vai ter fluidez no trânsito. Se tu vives nesta zona, usas as ruas mais lógicas e vais até pelo menos a metade da cidade, tivestes esta experiência. Portanto, depois de acordar arranca a confusão no trânsito que tem vindo a piorar, dizem que Miras e escolas. A cidade está atascada mas ninguém quer ver isto!?!?!? A cidade é muito barulhenta, confirmo no apartamento, confirmo por onde ando e no meu posto de trabalho. Acorda-se mal e vive-se mal.

Mas a noite também tem enigmas no trânsito. Alguém me pode explicar porque é que os túneis estão fechados tantas vezes nas noites? É uma coisa por demais. O da Cruz Vermelha e o do 2000. Para meter publicidade? Para limpeza? Arranjos? Quem tem a mesma experiência como eu, com certeza que já lhe passou pela cabeça que ou fecham por qualquer coisinha ou então anda aqui MAMA de alguém e que se faz notar. Acho que já é um abuso, há muito tempo que isto se dá e não vejo razão nenhuma. Se todas as cidades tinham disto era bonito, ah pois, isto é uma vila.


Isto ainda não acabou, a obra continua a fazer ruído e a atascar a zona, devagar, muito devagar, parece que ninguém se incomoda com a quantidade de gente que as vias servem, as pessoas andam infernizadas. Na noite parece que o caos ainda é maior por causa dos acessos a restaurantes e cafés, os estacionamentos acontecem nos sítios mais incríveis mesmo dentro da zona de obras e como só passa um carro à rasca é natural que alguém tenha que chamar à força de buzina, irritado.

Quando chega a hora do "descanso" (supostamente) temos as tradicionais festas de chineses e ucranianos que se respeita até às 22h. O tal cão também ajuda. Tolera-se, ninguém olha para o relógio, fala-se e passamos aos chatos da zona se chamar a polícia, mesmo tendo a razão da lei. Há os casos de licenças para outras festas até às duas e três da manhã. Esses dizem que estão legais mas não compreendo como, qual é o mandante que supera a lei?

Entretanto, passa uma moto de escape livre ou uma a "4", desses que gostam de desafiar a gravidade e adoram acordar toda a "freguesia", puro prazer mas, só eu vou à inspecção? Quando estes se acalmam, passamos à fase seguinte da genial Idalina Perestrelo que, tem mais funcionários na área da salubridade mas, continua a mandar fazer recolhas de lixo à uma, às duas e três da manhã. Lixo comum, plásticos e metais e o melhor deles todos, vidro. Que nunca passes por cá que te atiro um cântaro aos cornos!

Este é um destino de ouro de um natural da ilha mas também dos estrangeiros que pensam que vêm para aqui descansar nos mais diversos hotéis à volta. Têm vidros duplos e tampões nos ouvidos? Quem pára um bocadinho para pensar, isto é uma terra de selvagens e incompetentes. Tudo se permite. Os maus andam a belprazer e os que se consideram civilizados são espezinhados por esta selvajaria.

Notas finais:
  • vai nascer mais um megahotel do AFA na zona? Os esgotos e a rede viária suportam?
  • agora ligo a televisão para ver a política regional?
  • muito bem CM, aqui pode-se dizer tudo sem represálias nem sou o esquisito, a ver se alguém acorda.
  • vou-me converter a desordeiro, delinquente, posso não posso? Já tenho o curso.
Enviado por Denúncia Anónima 
Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019 11:51
Texto e título enviados pelo autor. Ilustrações CM.