A Autonomia é o que o Povo Superior quiser


Sempre ouvi os líderes do PSD dizerem que a Autonomia é o que o povo madeirense quiser. Com a Renovação as culpas são sempre de Lisboa. Há qualquer coisa de errado, não há?

O Governo Regional esteve décadas focado em como arranjar dinheiro para fazer obras e como a União Europeia comparticipava com muito, por vezes 80% ou mais, é preciso pensar como fizemos uma dívida enorme com a pequena parte dos investimentos. Estamos tão endividados de obras boas e más mas todas elas estão na algibeira de meia dúzia.

As dívidas na Madeira sempre foram geridas jogando para a frente mas há uma, a do aeroporto, que está indexada às taxas aeroportuárias, ou seja, as taxas vão pagando aquela dívida e é por isso que não podem baixar senão abrem um rombo nas contas do GR e, é por isso que foi privatizado, para render. Fez-se o aeroporto mas é difícil rentabilizar voos com taxas e inoperacionalidade. Até para pagar aquela porra de estacionamento fica-se com o rabo a arder!

Quem quis a liberalização da linha (a aérea, não comecem já a rir) foi o Governo Regional que quando dá barraca quer o melhor de dois mundos. Quem provocou o aumento das tarifas aéreas foi a incompetência do GR, sobretudo com Eduardo Jesus e o seu Subsídio de Mobilidade mal parido. Quem abriu o precedente que degenera em mais confusão é o mesmo. O que torto nasce, tarde ou nunca se endireita.

Quem ainda nos põe sem aviões vai ser o Governo Regional ... sai a Easyjet (?) porque não está para esperar que o Governo lhe pague o remanescente do subsídio. E a Transavia? Se a Ryanair entrar com dinheiro à cabeça por um período (GR paga) a TAP está no seu direito de ir embora em terra de política queimada, ainda por cima se fica à espera de ser paga pelo Estado (mau pagador).

A TAP tem muitas culpas mas é de carreiras regulares, tem ligações com o exterior, se falta, também as Agências de Viagens que ainda resistem ficam tramadas. A TAP é livre no actual modelo de ir também embora, é uma opção de mercado. O GR provocou o aumento de tarifas, a queda do turismo e ainda nos vai deixar sem aviões. 

Quem não trabalhou as crises do mercado, do destino e a inoperacionalidade foi o GR e temos ainda a Associação de Promoção parada. A Madeira só se preocupa com o show off. Os prémios para nada servem.

Quem privatizou portos e blindou contratos, sem qualquer retorno financeiro para o GR foi o próprio, com certeza escrito na Rua da Praia porque ninguém é tão incompetente e estúpido. Aqui parece que era uma renda para o PSD ...

Quem tramou o ferry para o continente foi o Governo Regional: Jardim, Estudante, Luís Miguel Sousa, Albuquerque, etc. Ao ponto de se dizer que um serviço ferry para o Porto Santo é bom mas para o continente não é viável. Para o Porto Santo é bom de meados de fevereiro a fins de dezembro ...

A Madeira até pode ter porta-contentores de passageiros mas não pode ter ferries de carga ...

Quem lixa o custo de vida dos madeirenses é o Sousa, com o monopólio concedido pelo GR, sempre do PSD. Com os seus altos custos de frete todos os bens que se compram estão mais caros do que deviam. Associados a um IRS remetido ao pagamento da dívida (o dobro dos Açores) o GR faz pobres, eles aí estão.

O PSD Governa há 40 e tal anos e foi "a matar", com Alberto João, e incompetente com o Albuquerque, foi sempre como a Madeira quis com a vontade do Povo Superior que não são os madeirenses. Povo Superior é o que ganha com esta Autonomia cacique. A culpa é de quem senhor Pedro Calado? Vá fazer fortuna com o betão e pare de nos tratar como estúpidos.

Quem nos trouxe aqui foi o PSD com os seus políticos e governantes, lóbis, técnicos especialistas de tacho, etc. A surdez também é importante ...

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 9 de Fevereiro 2020 11:47
Título, texto e recorte enviados pelo autor. O autor ressalva: "fui eu que meti aquela boca no espaço do recorte em vez da publicidade".