Covid-19: Já podemos sair de casa?


Ao vermos os dados diários apresentados pelo IASAÚDE ficamos com a sensação de que na Região Autónoma da Madeira estamos seguros no que toca à taxa de propagação do Covid 19. Há uma sensação de segurança (não sei se é falsa?) de que podemos sair à rua sem termos medo de ser infectados.

O secretário regional da Saúde fala como se os madeirenses tivessem dentro de uma redoma de vidro e que nada nos afectará se ninguém de fora viajar para a Região.

Para a próxima semana, os madeirenses vão ser “obrigados” a circular com máscara para que o vírus não se propague "à grande" entre a população. 

A meu ver, esta medida irá fazer com que mais pessoas saiam à rua com a falsa sensação de que estão protegidos com a máscara. Mas será que este facto não irá fazer disparar os números dos casos adormecidos no arquipélago?

Já foi por várias vezes dito que o vírus do Covid 19 entra no corpo humano pela boca, nariz e olhos, sendo fulcral lavar as mãos com frequência. Contudo, a máscara só protege a região da boca e do nariz. Quem nos garante que ao tocar na máscara inconscientemente as pessoas não podem levar a mão ao olho?

Fruto dos poucos casos de infecção, a Região poderá abrir alguns serviços nas próximas semanas para minimizar  os impactos na economia madeirense.

Contudo, os hotéis e as unidades de alojamento não poderão reabrir sem haver sinais de melhoria nos países que nos trazem turistas, ou seja, a galinha do ovos de ouro – turismo – vai ter que continuar de quarentena nos próximos meses.

Porém, ao vermos os dados dos outros países facilmente podemos concluir que a guerra contra o Covid 19 está para durar e que as unidades hoteleiras vão criar teias de aranha na Região.

Será que a Madeira vai ficar esse tempo todo fechada numa redoma de vidro e “proibir” a vinda de pessoas do exterior para se proteger? 

Enquanto isso, as populações dos países onde o surto se faz sentir em massa neste momento vão adquirir imunidade, algo que não está a acontecer por cá.

Será que quando se abrir a porta ao turismo a população da Madeira não irá correr maiores riscos de contrair o vírus porque não adquiriu a imunidade?

Em conclusão não se podem tomar medidas de animo leve, sob pena da "emenda ser pior que o soneto".

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 10 de Abril 2020 20:22
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.