Reflexão em época Pascal


Os madeirenses são, por natureza, pessoas pacatas mas têm uma particularidade muito especial, quando a paciência atinge o pico, explodem. Isto vem a propósito de três, ou mais notícias de hoje e consequentes incongruências, nos diferentes órgãos de comunicação social.

PRIMEIRA NOTÍCIA:
Três irmãos que vinham do Porto Moniz ao cemitério de São Martinho para o funeral dum seu irmão.

Saíram do Porto Moniz, até tudo bem, só que foram barrados na Serra d'Água, pois não tinham, segundo a PSP, a confirmação da agência funerária para o efeito. O agente que os barrou, alegou a falta do documento comprovativo para a deslocação em causa. Limitou-se, e bem, a apresentar os seus pêsames e ordenar o retorno à origem, dos três irmãos, fruto de ordens do seu superior hierárquico.

Só que o posto da PSP do Porto Moniz, segundo o que está transcrito na notícia do Diário de Notícias da Madeira, foi devidamente informado do funeral. 

SEGUNDA NOTÍCIA:

O nosso melhor atleta de todos os tempos, o Cristiano Ronaldo, fruto do seu empenho, esforço e genialidade, honra lhe seja feita, veio para a sua, nossa terra apoiar a sua amada Mãe. 
Até aqui tudo bem.

Só que, os ídolos em que nós nos revemos, devem ser um exemplo para toda a sociedade, nomeadamente a madeirense.

Ora, diz o ditado popular, no melhor pano cai a nódoa e, a nódoa é, tão somente, a ostentação que o Jornal da Madeira não se cansa de referenciar com a notícia e as imagens do aluguer de uma mansão no Caniçal pelo nosso craque para passar os últimos dias de estadia na sua terra, a Ilha da Madeira. 
Só que, pedagogicamente falando, esta ostentação, não do Ronaldo, mas do órgão de comunicação social em questão, ofende quem estando em quarentena, não merece ser memorizado em função da sua condição social.

Vamos agora ao que interessa. O Ronaldo saiu da sua mansão no Funchal, com destino à outra mansão no Caniçal. Esta também com ginásio, piscina e demais mordomias. Tudo bem, quem tem dinheiro pode, nada a opor.

TERCEIRA NOTÍCIA:
O Cristiano Ronaldo, como atleta de exceção que é, tem mantido, como é seu apanágio, um grau elevado de manutenção física e é natural que mantenha com toda a intensidade a sua forma física, e aqui surge o imbróglio.

Ontem, em grandes paragonas,  a comunicação social dava conta que Ronaldo tinha estado na Choupana, a treinar no estádio do Nacional.

Na conferência de imprensa sobre a situação da Covid-19, o Snr. Secretário Regional da Saúde, Dr. Pedro Ramos, não encontrou nenhuma irregularidade neste acontecimento, considerando perfeitamente  normal o facto.

QUARTA NOTÍCIA:
Hoje, uma vez mais, foi dada notícia da falta de respeito da população, com encontros de populares na Praia Formosa e logo apareceram uma série de iluminados a pedirem a presença e responsabilidades à PSP.


VAMOS ÀS CONSIDERAÇÕES:
  • A PSP é presa por ter cão e por não ter cão.
  • Os três irmãos não são, infelizmente, jogadores de futebol com cotação elevada.
  • Como diz, e bem, o Senhor Presidente da República, que não devemos ocultar a verdade, gostaríamos que a PSP nos esclarecesse quais foram os documentos que foram apresentados pelo atleta Cristiano Ronaldo, pelo seu filho, pelos seus seguranças e pelo condutor da carrinha que os transportou do Concelho de Machico, passando pelo Concelho de Santa Cruz, até ao ao Concelho do Funchal e consequente retorno ao Caniçal.
Será que, emocionalmente falando, conseguem ser superiores aos dos três irmãos que iam para o funeral do seu irmão?

Este texto serve para dizer a quem se sentir minimamente atingido, que os Madeirenses podem parecer, mas não são estúpidos. Podem ser pacientes, mas na vida até a paciência tem limite.  E depois, o dinheiro que compra tudo, talvez, pela primeira vez, não consegue comprar o Corona Vírus.

Pobre, rico, remediado, todos estamos no mesmo barco. E por irónico que pareça, não é a máquina mais sofisticada que nos salva, são os nossos  pulmões que têm ou não a capacidade de resistir.

A quem de direito, não abusem da nossa resiliência.

QUE ALGUNS MADEIRENSES NÃO USEM OS SEUS SEMELHANTES, QUE CONSTITUEM A MAIORIA DA POPULAÇÃO, PARA OS PREJUDICAREM AINDA MAIS.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 10 de Abril 2020 20:13
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.