Calistex, limpa e brilha ...


Hoje apercebi-me da cena do Fénix. Tanto CM como Fénix devem se por a pau com alguns doentes mentais que andam por aí a atacar sempre os mesmos. Eu não sei porquê mas desde que seja um Renovadinho a escrever percebe-se logo.

Sou leitor do CM desde que apareceu e assisti àquela nervoseira da campanha eleitoral que foi um mata e esfola de valer tudo. Vi os palavrões e os insultos nos comentários e achei bem a opção do CM, continua a ser possível comentar mas com outra responsabilidade. Pode ser discutível, porque a moderação é possível, mas como ser justo? Depois porque uns e não outros? Por dar mais brigas acho a opção do CM acertada.

Vi as bocas de um autor no Fénix, a situação é ridícula. Há uns que escrevem várias vezes com pseudónimo, outros escondem-se com um pseudónimo (se calhar estão queimados na praça) e depois nos comentários todos optam pelo anónimo e lançam ferozes ataques. Quem mais desvirtua os seus propósitos é o Fénix e, não é inocente se voltar ao Fake News de Cunha Vaz & Associados, é que pelo anónimo não podem atacar.

Eu não acho que Fénix nem CM sejam Fake News, não são, mas acho que uns têm mais maldade do que outros, no CM existe uma plataforma que recebe e publica textos anónimos. No Fénix é o Calisto que gere, penso eu que ainda é. Para a boa saúde do Fénix, o Calisto que meta ordem na casa porque estão a usar o seu digno blogue como instrumento de interesse pessoal, confio que a deontologia jornalística ainda o guia apesar de reformado.

Os dois blogues são de salutar no debate que trazem e muitas vezes têm mais pormenores do que qualquer jornal possa trazer, dentro das exigências da notícia e da tal deontologia.

O mesmo ambiente criado ao Paulo Cafôfo, que tem virtudes e defeitos, está a ser instalado ao Miguel Silva Gouveia, naturalmente pela proximidade das Autárquicas. É de perguntar ao Calisto se isso lhe traz resultados na missão do blogue. A idoneidade está muito dependente de dar a palavra a ambos os lados da contenda. A crítica e a sátira precisam de fundamento, um mero jogo gratuito de palavras não abonam à idoneidade. Por último, dizer que o ódio de morte ao Cafôfo até consigo entender por profunda desilusão, agora ao Miguel Silva Gouveia já é uma patologia, sobretudo para aqueles que são contra o PSD-M mas passam o tempo a fazer o jogo deles.

Desejo bom futuro ao Fénix e ao CM, precisamos de mais contraditório. Limpem por favor, AMBOS, quem só defende um tacho e distribui lama para que todos estejam ao seu nível.

Nota: sou comunista não praticante nem filiado. O comunismo sem ditaduras, ideologicamente puro e sem dogmas, que não promova vadios (igual para todos, tanto dá que se trabalhe ou não) não tem tido sorte nos líderes. Acontece em muitos partidos. Na minha vida já votei PCP mas também Marcelo, JPP, na rapariga do PSD do Parlamento Europeu. É preciso bom senso. Percebem?

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 10 de Março 2020 17:39
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.