Apelo aos shoppings, sobretudo ao "Madeira"


Hoje acordei com a notícia de que o Madeira Shopping vai mudar de dono quando todas as lojas, e seus funcionários, estão na mais completa ignorância e de mãos atadas. Como devem saber, contratualmente, as lojas não podem fechar senão pagam multas. Parece que as razões de força maior não constam de contratos, um pouco como nas apólices de seguro que não cobrem o que é lógico cobrir mas que faria as companhias de seguro ter que pagar ...

Todos sabem que o melhor negócio de um centro comercial é de quem arrenda os espaços porque, sem risco, estão sempre a facturar, entre clientes ou não nas lojas, sendo a renda justa ou não para a área que se explora.

O que se sente no centro (Madeira Shopping) é que parece que a Administração tem outras preocupações e o vírus não espera pela melhor oportunidade comercial, de trespasse ou venda deles. Há o rumor de que só fecham quando tiverem garantias de apoios e isto soa-me que os lojistas vão ficar apeados como as senhoras em Canárias, as mercadorias penduradas na greve, etc. Não é possível trabalhar assim e é de uma irresponsabilidade grande manter pessoas num centro vazio, quando a ordem é de recolher "quase obrigatório". O centro tem de facto algumas lojas que se devem manter abertas, as que suportam as necessidades básicas, não mais.

Escrevo para o CM porque não sei, com tantos interesses, quem age de boa fé e quem esconde a informação correcta. O que vejo é cada um a defender o seu e o governo com meias medidas, outras são completamente omissas porque implica dinheiro. Este centro parece a situação dos finalistas e a sua viagem. No fundo, acho que todos são cínicos quando chega à hora de se chegar à frente com responsabilidade e dinheiro. A demagogia é muita com as palavras, este é um caso. Eu gostava de ver o Estado de Emergência imposto, porque se calhar todo este cinismo finalmente acabaria.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 17 de Março 2020 13:22
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.