Banco Alimentar já a pensar em fazer dinheiro!


Ao ver uma reportagem passada hoje (segunda 23 março) pela RTP-M, nas notícias das 19h, não consegui conter-me e escrever umas linhas sobre aquilo que me revolta. 

A Senhora Presidente do Banco Alimentar, que no passado foi Presidente da Segurança Social da Madeira, vem dizer que seguramente vão precisar de dinheiro para comprar alimentos e que para tal irão precisar do apoio das pessoas e do governo! Oh Senhora ex-governante, vive em que planeta? Explicando:

Primeiro - gostava que o Banco Alimentar torna-se público que dinheiro têm em caixa (Banco + dinheiro vivo);

Segundo - neste momento as instituições que recebem alimentos do Banco Alimentar, muitas delas, suspenderam esse apoio, pois não estão a entregar cabazes às famílias. Só as que entregam refeições quentes continuam a fazê-lo, com algumas restrições e até diminuição nas entregas, limitando-se às situações de extrema pobreza, como é o caso dos sem-abrigo. Por estes motivos, os pedidos de alimentos ao Banco Alimentar por parte das instituições estão a baixar, tal como a Senhora Presidente o disse;

Terceiro - com 6 toneladas de alimentos em armazém e com a diminuição dos pedidos por parte das instituições (na sequência das medidas adoptadas para reduzir a propagação do Covid-19) gostava de saber que quantidades de alimentos irão deitar  no lixo, visto que os prazos de validade que costumam entregar são muito curtos? Ou a Senhora Presidente ainda não pensou nisto? Já pensou em formas de doar alimentos? Por exemplo, entregar aos idosos e doentes crónicos que não podem sair de casa, articulando com autarquias, com o serviço de apoio domiciliário da Segurança Social? Ou só pensa no dinheiro que vai precisar para comprar produtos?

Quarto - os hotéis estão a fechar, grandes cadeias de hotéis fechados na Madeira. A Senhora Presidente por acaso contatou essas cadeias hoteleiras e até hotéis mais pequenos a pedir os alimentos que têm em armazém que provavelmente vão exceder prazos de validade, legumes, frutas? Estamos a falar de quase todos os hotéis da Madeira!!!

Quinto - sabia ou sabe a Senhora Presidente que os restaurantes, bares e afins também estão fechados? Contatou-os a pedir os alimentos como legumes, verduras, frutas, carnes, peixe??

Sexto - sabe a Senhora Presidente que são as pessoas que vos doam a comida à porta dos supermercados que constituem a classe média que neste momento está em risco de desemprego??? São a esses que está a pedir para doar dinheiro para comprarem alimentos, não é comida que estão a pedir agora, mas sim dinheiro para comprar comida. Porquê? Mais uma vez, o que fazem ao dinheiro de donativos e outros meios que recebem? Sim, com alimentos não gastam porque são doados. Com pessoal também não porque para vocês trabalham voluntários e trabalhadores de programas e estágios do instituto de emprego. Mais uma vez peço que digam qual o valor de dinheiro que têm. 

Sétimo - Com as devidas desculpas, mas a Senhora Presidente do Banco Alimentar, não parece que foi uma ex.presidente da Segurança Social. Tem planos? Atividades? Pensou fazer algo diferente do que faz?

Oitavo - sabia que o Governo Regional isentou toda a gente do pagamento da água e da luz referente às duas últimas semanas de março? Sabia que o Governo Regional isentou todos os inquilinos dos bairros sociais de pagarem a renda nos meses de abril, maio e junho? Sabia que muitas dessas pessoas vão ter um dinheiro extra para comprar alimentos graças a estas medidas do nosso governo que nos parecem pouco, mas que na vida destas pessoas fará a diferença! E então, que medidas propõe o Banco Alimentar para aqueles que estão em risco de desemprego? Um cabaz de compras? 

Nono - sou de acordo que o governo da Madeira reforce o Programa de Emergência Alimentar. Estou em completo desacordo que se dê um tostão ao Banco Alimentar, pelos motivos acima.

Ponto.

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 23 de Março 2020 20:09
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração adicionada pelo CM.