O Covid-19 e o estado do tempo nos próximos dias na Madeira

Boa tarde a todos os madeirenses,

Pouco se sabe sobre como as mudanças no clima sazonal ou o estado do tempo debilitam ou promovem o crescimento da nova epidemia do coronavírus. No entanto, sendo o Covid-19 um tipo de gripe e a exemplo de outras pandemias de gripe, como a suína H1N1 de 2009, estas apontam para o contágio acrescido em temperaturas mais baixas. Nenhum momento é bom para o coronavírus mas, com os exemplos passados é de se precaver nos próximos dias, com outros tipos de atenção, por causa do estado do tempo que se vai fazer sentir, mais frio e ventoso.

Não se pode afirmar todavia que o coronavírus é sazonal, porque não existe há tempo suficiente para reunir essas evidências mas, usando a experiência das gripes e resfriados, o ar frio causa irritação nasal, as vias aéreas em geral, o que torna as pessoas mais suscetíveis à infecção. Se fragiliza, entra. Teoricamente vamos para um tempo melhor para atenuar a epidemia, do Inverno para a Primavera, o mesmo não se pode dizer no hemisfério sul.

A minha mensagem é esta, nos próximos dias vai fazer mais frio, pelo que consta ou sensação térmica, à partida beneficia o Covid-19. O vento fustiga e agride as mucosas. Não se deixe fragilizar nas vias aéreas. O vírus entra sobretudo pelo nariz, olhos e boca expostos aos elementos ou às superfícies/ mãos. Apesar dos passeios ao ar livre ser uma hipótese de reduzida fonte de infecção, fique em casa.


Previsão para domingo, 22.março.2020

Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros a partir do final da madrugada, e que poderão ser localmente intensos e acompanhados de trovoadas a partir da tarde, e serão mais frequentes nas vertentes e zonas montanhosas.

Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de oes-noroeste, com rajadas até 70 km/h, rodando para norte a partir da tarde, e tornando-se forte (40 a 55 km/h), com rajadas que podem atingir 90 km/h no extremo oeste da ilha da Madeira.

Nas zonas montanhosas, vento oeste-noroeste forte (45 a 55 km/h), com rajadas até 100 km/h, rodando para norte a partir da tarde, e tornando-se forte a muito forte (45 a 65 km/h), com rajadas até 120 km/h.

REGIÃO DO FUNCHAL:

Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva fraca, passando a regime de aguaceiros a partir do final da madrugada, e que poderão ser acompanhados de trovoadas a partir da tarde. Vento fraco a moderado (até 25 km/h) de oeste, rodando para norte em geral fraco a partir da tarde.

ESTADO DO MAR:
Costa Norte: Ondas de norte com 2,5 a 3 metros, passando a ondas de noroeste com 4 a 5 metros a partir do meio da manhã.

Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros, aumentando para 1,5 a 2,5 metros na parte oeste. Temperatura da água do mar: 18/19ºC


Previsão para 2ª feira, 23.março.2020

Céu geralmente muito nublado. Aguaceiros, mais frequentes e intensos nas vertentes norte e zonas montanhosas e até início da manhã. Possibilidade de ocorrência de trovoadas até início da manhã.

Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de nor-nordeste, com rajadas até 75 km/h, sendo forte (45 a 55 km/h) com rajadas até 100 km/h nas zonas montanhosas até meio da tarde.


Previsão para 3ª feira, 24.março.2020

Céu com períodos de muita nebulosidade. Aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas até início da manhã.

Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante norte, com rajadas até 65 km/h, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) a partir da tarde.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 21 de Março 2020 14:38
Todos os elementos enviados pelo autor.