A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo


Em vez de andarmos de histeria (do Covid) em histeria (da falta de dinheiro e emprego), que tal criarmos uma nova Sociedade?

A meu ver os que têm medo de morrer são os que menos vivem, pois raramente arriscam, pelo que mais cedo ou mais tarde são dominados pelas necessidades que não querem, e "escolhem" o pior (que nunca desiste)... entrando no ciclo vicioso mais medo, menos vida, mais dor, mais medo. No meio deste ciclo, são submissos, não criam valor, nunca lutam pelos outros, pelo que aumentam o poder relativo dos poderosos e consequentemente potenciam a Injustiça. 

A baixa actividade económica que se vai agravar no próximo mês vai permitir mudanças a todos os níveis que neste momento são imprevisíveis. No sector do Turismo, as pessoas tanto podem querer destinos mais próximos de casa (devido ao medo) como podem estar fartos de paisagens conhecidas (logo, querem destinos longínquos) ou mesmo podem deixar de viajar (investindo seu dinheiro em maior conforto diário). Seja como for, os hábitos turísticos podem mudar... e tal como todos os hábitos, depois de instalados, é muito difícil mudá-los.

A baixa atividade da função pública dará tempo para a pensar. E, que tal serem transmitidas todas reivindicações e críticas dos empresários aos funcionários em regime de teletrabalho a fim que as possam comentar? Talvez surja alguma boa solução.

E, que tal, sem violar o RGPD, publicar os fluxos anuais de bens na RAM (que estão descritos nas guias de transporte e nos guias de transporte de resíduos). Talvez algum empresário consiga ver um produto de substituição na Região. Talvez algum empresário se aperceba que a Região consome o suficiente para que uma fábrica seja rentável cá.

Ou como outrém propôs, e que tal dar a tarefa a todos os dirigentes da função pública de proporem medidas para reduzir o consumo de bens no caso imaginário em que a Região fica isolada do resto do Mundo durante um ano?

E, porque não dar à Sociedade Civil essa oportunidade de propor medidas? (combustível, energia eléctrica, medicamentos, anti-concepcionais, anestesias, desinfectantes, papel, pneus, alimentos, alimentos-proteicos, etc ...)

Exemplo. Como se podem produzir 10 toneladas de peixe por dia na RAM sem importar coisíssima nenhuma? Jaulas? Outro sistema mais extensivo e biologicamente mais equilibrado?

Outro exemplo. O que será necessário para substituir todos os cereais e arroz por batata? Como produziremos os fertilizantes e os pesticidas?

Estou convencido que no final desta crise do Covid boa parte da população perceberá que não faz sentido nenhum trabalhar tantas horas. 

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 18 de Março 2020 16:40
Todos os elementos enviados pelo autor.