Os hábitos


Todos temos hábitos (no sentido de costume), e sabemos que a interrupção de um hábito pode provocar um novo hábito. Quando deixamos de treinar, é mais difícil recomeçar do que se tivéssemos mantido o hábito. Quando um determinado estabelecimento comercial fecha, passamos a nos deslocar a outro. O hábito que vou tratar neste texto é o das ligações das companhias aéreas.

Quando a Crise do Covid acabar, as companhias aéreas irão tentar ganhar posição nas principais rotas. A companhia que ganhar posição concorrencial mais favorável numa determinada rota, por economia de escala, tenderá a aumentar essa posição. Logo, após a Crise, mercados periféricos como a Madeira serão "esquecidos". (Por outro lado, Eduardo Jesus declarou que o "destino Madeira tem elevada notoriedade" turística)

Devido à actuação do GR durante este Covid, as agências de viagens não criarão procura para este destino.

A solução de Eduardo Jesus para o turismo Pós-Covid é concentrar e diversificar as ações de promoção. Mas que raio de estratégia é esta: Concentrar e Diversificar? Há dinheiro para isto tudo? pois a publicidade é paga e tem que ser muitas vezes repetida para ter alguma eficácia.

Outra parte da solução de Eduardo é trabalhar com o Turismo de Portugal, que tem concorrentes ao Destino Madeira com muito maior peso político, e basear o relançamento na reprogramação de eventos turísticos. Mas alguém sabe quando é que esta crise acabará?
  • Alguém sabe os desejos turísticos das populações afetadas pelo Covid?
  • Alguém sabe se depois desta crise, haverá mercado Turístico extra-nacional?
P.S.- Ao ler a entrevista de Eduardo Jesus fiquei com a sensação que a Associação de Promoção dá dinheiro a entidades privadas (hotéis) para elas fazerem a sua própria promoção turística. A frase é: "(...) é intenção da APM permitir o pagamento aos associados dos valores envolvidos nas Ações de promoção desenvolvidas no âmbito de programas de comercialização e vendas (APC)".

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 5 de Abril 2020 10:40
Todos os elementos enviados pelo autor.